| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 145      Atualização: 13/03/2019

Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar


 Cantinho do aluno

  16/06/2016
  0 comentário(s)


Seminário Internacional – Cidades e Territórios: Encontros e Fronteiras na Busca da Equidade

Artigo de opinião do aluno Gustavo Soares sobre sua participação, representando o grêmio estudantil, no Seminário em Comemoração aos 10 anos de atuação da Fundação Tide Setubal.


Os meus orientadores, a professora Fabiana e o professor Venâncio, ambos de Letras, convidaram-me a participar junto com o meu professor e Sociólogo Ricardo, e meu amigo e aluno Matheus, do Seminário Internacional “Cidades e territórios: encontros e fronteiras na busca da equidade”, no dia 14/06 (numa terça-feira), sendo o evento realizado pela belíssima Fundação Tide Setubal, que estava comemorando seus 10 anos e a dúbia Folha de São Paulo.

Pois bem, vamos falar sobre o evento e seus respectivos palestrantes. Sem dúvida, um evento grandioso com uma estrutura impecável, a abertura se deu com a Maria Alice Setubal (segundo ela apartidária), Presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, ressaltando o trabalho da Fundação, que de uma forma intersetorial promove e realiza festivais diversos para, além de dar voz às pessoas da periferia, potencializar e empoderar o Bairro de São Miguel Paulista por meio de espaços e atividades, como mencionado.

O apogeu do evento, a meu ver, foi a palestra da professora Saskia Sassen, Socióloga holandesa e professora da Universidade de Columbia, demostrando e ressaltando a importância de salvar os territórios das cidades de diversos países da ganância de Gigantes/Empreendedores que compram terras e constroem edifícios luxuosos para ficarem estagnados e sem circulação, colocando em risco as “moradias modestas” e excluindo as populações menos abastadas dessas localidades; quase que um “a lá Martinelli” (primeiro arranha céu da cidade São Paulo). Só para ter uma noção do problema, vejam o que a professora salientou: “O Rei do Catar possui mais propriedades em Londres do que a Rainha da Inglaterra”, para complementar demostrou que a China possui diversas propriedades em outros países. Mas deixou claro, a preocupação é com a gente, e não com eles. Na “Mesa de Debate” em que falava-se sobre o “caos urbano”, Ricardo Sennes, Doutor em Ciências Políticas, com o seu jogo de Retórica e humildade, falou sobre um problema que julgo importante, que é a descentralização do Centro de São Paulo para expandir o horizonte da oferta do emprego, mas diz que para isso ocorrer é preciso pensar em outras variáveis além do setor imobiliário.

Ademais, nos dirigimos à mesa que tratava a respeito da ” voz do jovem na mobilização social”. Quem se destacou nesta, por sua vez, com suas respectivas ideias que concordo e discordo (por ser um tremendo eufemista), foi o Tony Marlon, jornalista e idealizador, que expôs conceitos diversos, como por exemplos: O colapso (e não crise) política; Racionais alavanca o Movimento Hip Hop e dá brilho as cidades; Referência ao “governo” indígena e de certa forma Anarquista em que há um rosto, porém todos os outros são iguais. Ainda assim, alcançou o auge de sua eloquência, desvaneceu-se e ergueu-se à todos, ao dizer: “A educação não está nos meios, está na convivência”, simplesmente resumiu o nosso dia por inteiro; é claro que os meios são importantes, mas somos nós que possuímos o conhecimento sobre eles e a convivência vem para agregar isso, multiplicar o saber, nem que seja uma informação corroborada digna de anotação, como ele mesmo disse (Tony), criar divergências para chegar numa convergência. Ó Democracia, como tu és boa!

Enfim, esses foram (possivelmente) os principais acontecimentos do evento, sendo o principal mesmo a esplêndida homenagem que a nossa queridíssima professora Fabiana recebeu da Fundação Tide Setubal, um belo de um mural personalizado com sua foto, quanta inveja! Não é mesmo? Só tenho a agradecer, sempre uma honra, grande honra poder estar dentre esses gênios, um dia perfeito, muita reflexão, muita comida e, é claro, não poderia faltar, alguns gritos de “FORA TEMER!”, para estremecer as pernas de muitos “Fidalgos” ali presentes, palestrante ou não. Sem mais delongas, um muito obrigado a todos os leitores, principalmente àqueles que “pensam fora da caixinha” (uma bela de uma metáfora, não?).
  Autor:   Gustavo Soares do Vale, 2º A


  Mais notícias da seção Construindo relações no caderno Cantinho do aluno
03/04/2018 – Construindo relações – Passeio Cultural do Grêmio Estudantil em Itaquera
Alunos do Grêmio Estudantil conheceram alguns pontos culturais de Itaquera – Confira o depoimento dos estudantes!…
01/08/2017 – Construindo relações – Reflexões de uma adolescente
Texto da aluna do 2º ano do Ensino Médio, Julia Regina e ilustrações do ex-aluno Lucas Rosa….
28/03/2017 – Construindo relações – Construindo o Poder Popular
Posicionamento dos estudantes do Ensino Médio – Período Noturno…
20/12/2016 – Construindo relações – Capitalistas da Educação
Reflexões do aluno Gustavo Soares do Vale, 2º ano A do ensino médio, acerca da realidade da educação superior no Brasil….
02/12/2016 – Construindo relações – Minha Experiência na Rádio “Jovens Legendários”
O alunos Matheus Izaías do 2º ano do Ensino Médio conta sobre sua experiência em participar da rádio escolar no ano de 2016….
17/05/2016 – Construindo relações – Segurança no bairro – Artigo de Opinião
No dia 12 de maio de 2016 a E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto sediou a reunião do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – de A. E. Carvalho.Convidamos alguns alunos a escreverem suas opiniões sobre o assunto. Confiram!…
30/09/2015 – Construindo relações – Definição a respeito de bullying: escolar e cyberbullying.
É uma ação de ordem mundial, praticada em qualquer local, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. …
18/05/2015 – Construindo relações – Lavar mãos corretamente para eveitar doenças incurávies.
Lave sempre as mão quando chegar da rua !!!…
26/05/2014 – Construindo relações – E.E Reverendo Urbano inova com ações para diminuir as evasões das sextas-feiras.
Projeto realizado por professores do período noturno somatizam as boas práticas pedagógicas, a qual com incentivo ao lúdico e as atividades motoras incentivam as artes musicais, plásticas, esporte e lazer….
19/06/2013 – Construindo relações – III ENCONTRO REFLORA URBANO ENO TREE PLATYNG DAY – BRASIL / FILÂNDIA – PROJETO DE REFLORESTAMENTO EM SÃO PAULO – CAPITAL NO DIA 19 DE JUNHO DE 2013.
PROJETO HÍBRIDO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISA COMO MOTOR PROPULSOR O REFLORESTAMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR URBANO, TAL COMO A INTERTEXTUALIDADE NO ESPAÇO NATURAL PARA A DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS EXTRACURRICULARES JUNTO AOS DISCENTES.NESTA TERCEIRA EDIÇÃO REALIZADA NAS DEPENDÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA ESCOLAR E.E. REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO, PRO…
31/10/2012 – Construindo relações – 18 de MAIO PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES..
.PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES….
02/12/2011 – Construindo relações – APRENDA A ANDAR DE SALTO.
ORIENTAÇÕES PARA MENINAS APRENDEREM A ANDAR DE SAPATO COM SALTO ALTO….
19/08/2011 – Construindo relações – COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE.
A dia do folclore na “E.E. REVERENDO URBANO FOI UM SUCESSO”….



Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar
Busca em

  
355 Notícias