artigos e mensagens
20/12/2016
0 comentário(s)
SAUDAÇÕES, CORES E OS DIAS DA SEMANA PARA CADA ORIXÁ TERÇA-FEIRA
Cada Orixá existente na Umbanda ou Candomblé tem correspondência com um dia da semana, assim como cores, saudações específicas e sua tradução. A partir deste artigo, diariamente, iremos descobrir os Orixás e seus dias correspondentes.

OGUM – O Orixá da guerra.
Ogum é o orixá da guerra, da demanda e da luta. Seus filhos são influenciados com todas essas características. É protetor também dos militares e daqueles que sofrem perseguições materiais ou espirituais.
Saudação: Ogunhê (Brado que representa a força de Ogum)
Cores: Azul e Vermelho
Dia da semana: Terça-feira
OXUMARÉ – O Orixá da riqueza representado pelo arco íris e pela cobra.
É o responsável pela sustentação do mundo, controla o movimento dos astros e oceanos. Representa o deslocamento, a fertilidade e o continuum na vida. Oxumaré é a cobra que morde a própria cauda, em um ciclo constante. Este orixá carrega as águas dos mares até o céu para a formação das chuvas e durante seis meses assume a forma masculina, sendo representado pelo arco íris, enquanto nos outros 6 meses, a forma feminina representada pela cobra colorida.
Saudação: Arroboboi Oxumaré! (Salve o senhor do arco íris, ou ainda, senhor dos ciclos)
Cor: Amarelo e Verde
Dia da semana: Terça-feira
IROKÔ – Orixá do Tempo
Irokô é considerado um orixá raro e tratado como tal, ou seja, possui poucos filhos e raramente se vê manifestado nos terreiros de umbanda. Irokô é um orixá muito antigo e foi a primeira árvore plantada e pela qual todos os outros orixás desceram à Terra.
Saudação: Iroko y Só! E eró!
Cor: Branco e Cinza
Dia da semana: Terça-feira
Mais notícias da seção
umbanda e candomble no caderno
artigos e mensagens