artigos e mensagens
31/12/2016
0 comentário(s)
SAUDAÇÕES, CORES E OS DIAS DA SEMANA PARA CADA ORIXÁ SÁBADO E DOMINGO
Cada Orixá existente na Umbanda ou Candomblé tem correspondência com um dia da semana, assim como cores, saudações específicas e sua tradução. A partir deste artigo, diariamente, iremos descobrir os Orixás e seus dias correspondentes.

IEMANJÁ – Deusa do Mar
Orixá mais popular do Brasil, a rainha do mar, é a mãe de todos os Orixás. É o trono feminino da geração, a protetora dos marinheiros, pescadores, das viagens pelo mar e também sobre toda a flora e fauna marinhas. Além disso, atua no amparo à maternidade, rege de forma absoluta ao lar e a família. Dona dos mares e oceanos, águas essas que através de sua força, tem o papel de devolver vibrações e trabalhos, pois creem que o mar devolve tudo que nele for jogado e vibrado.
Saudação: Odò iyá! (Odô = Rio / Fe = Amada / Iyagba = Senhora / Amada Senhora das Águas)
Cor: Azul Claro
Dia da semana: Sábado
OXUM – Orixá do amor, da fertilidade e da maternidade
Oxum é a Orixá que domina as mulheres, orixá da fertilidade, do amor e do ouro. Protetora das gestantes e da juventude, é a senhora das águas doces. Representa a beleza e a pureza, a moral e o modelo de mãe. Muitas vezes é evocada em prol da limpeza fluídica dos seguidores e do ambiente dos templos. Segundo a Umbanda, ela é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos e ajuda a qualquer pessoa.
Saudação: Ora yê yê ô! (Salve a Senhora da bondade, ou ainda, Salve Maezinha Benevolente)
Cor: Amarelo
Dia da semana: Sábado
NANÃ BURUQUÊ – A mais velha dos Orixás
Orixá mais velho do panteão africano, que nenhuma pesquisa conseguiu identificar suas origens. Dona da alma do fundo dos rios, lama esta que serviu para modelar os homens, é misteriosa e também possui forte relação com a morte; pois é o nascimento, a vida e a morte. Nanã é uma expressão que significa “Mãe” em diversos dialetos na África, portanto, Nanã é a mãe do destino.
Saudação: Saluba Nanã! (Nos refugiaremos da morte com Nanã)
Cor: Roxo ou Lilás
Dia da semana: Domingo
Mais notícias da seção
umbanda e candomble no caderno
artigos e mensagens