
XANGÔ – Senhor da Justiça
Xangô é o Orixá da justiça e da sabedoria. Simboliza a lei de causa e efeito e é responsável a dar a quem merece o devido castigo e a vitória aos que foram injustiçados. A maioria dos seguidores que recorrem ao Xangô são os que sofrem de injustiças, perseguições espirituais e materiais. Desse Orixá, emanam também o saber e a autoridade, é o protetor de todos que tem contato com as práticas da lei.
Saudação: Kao Kabiesilê! (KA = Permita-nos / WÔ = Olhar para / KA BIYÊ SI = Sua Alteza Real / LE = Complemento de cumprimento um chefe / PERMITA-NOS OLHAR PARA VOSSA ALTEZA)
Cor: Marrom
Dia da semana: Quarta-feira
IANSÃ – Senhora dos ventos e tempestades
Iansã é a Orixá dos ventos e das tempestades. Rainha dos raios, é responsável pelas transformações e pelo combate às feitiçarias feitas aos seus seguidores. Guerreira, é conhecida também como guardiã dos mortos, pois exerce domínio sobre os eguns. A força de sua magia afasta todas as influências do mal e negativas, pois tem o poder de anular os males e cargas de enfeitiçamento.
Saudação: Epahey Oyá! (Salve a mãe dos nove espaços de Orum)
Cor: Amarelo ouro
Dia da semana: Quarta-feira
OBÁ – Orixá dos ventos e redemoinhos
Obá é uma Orixá ligada a água, é guerreira e pouco feminina. É a mulher consciente do seu poder, que luta e reivindica os seus direitos, que enfrenta qualquer homem ” menos aquele que tomar o seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas rende-se a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando ama. É saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o corolário inevitável do amor, portanto, Obá é um Orixá do amor, das paixões, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar.
Saudação: Obá Xiré Ya ( Rainha Guerreira ou Vamos festejar a rainha)
Cor: vermelho (marrom rajado)
Dia da semana: Quarta-Feira
OXÓSSI – O Orixá da caça e Rei das Matas
Oxóssi é o Orixá conhecido como senhor dos caboclos e das matas. É o caçador de almas de homens e dele emana altivez. Encoraja e dá segurança a todos seus seguidores; protetor dos animais, é conhecido por aliar sua grande força com o bom senso. Assim como Ogum, é um lutador, grande guerreiro, está sempre pronto para defender aqueles que se colocam sob sua guarda.
Saudação: Okê Arô! (O Rei que fala mais alto. O Grande Caçador)
Cor: Verde
Dia da semana: Quinta-feira
LOGUNEDÉ – O caçador filho de Oxum e Oxóssi
Logunedé é um orixá africano filho de Oxum e Oxóssi. Vive seis meses nas matas caçando e seis meses nos rios pescando. Simultaneamente caçador e pescador, Logunedé é o herdeiro dos axés de Oxum e Oxóssi que se fundem e se mesclam como mistério da criação, trata-se de um orixá que tem a graça, a meiguice e a faceirice de Oxum à alegria, à expansão de Oxóssi. Se Oxum confere a Logunedé axés sobre a sexualidade, a maternidade, a pesca e a prosperidade, Oxóssi lhe passa os axés da fartura, da caça, da habilidade, do conhecimento.
Saudação: Olorikim Logun! (Brada, Princípe Guerreiro)
Cor: Amarelo e Azul
Dia da semana: Quinta-feira
OSSAIM – O Orixá das plantas
Ossaim é o orixá das ervas medicinais e litúrgicas detentor do axé das folhas que nem mesmo os orixás podem privar-se e devem a ele referencia. É o companheiro constante de Ifá. É representado por uma sineta de ferro forjado, terminada por uma haste pontuda enfiada em uma grande semente. A haste é fincada no chão, ao lado do osun (o asen dos fon) do babalawo. Por sua presença, Ossaim traz a influência das folhas para as operações da adivinhação.
Saudação: Ewê ô! (Oh minhas folhas! Salve as minhas folhas!)
Cor: Verde e Branco
Dia da semana: Quinta-feira