
Situada aos pés da Cordilheira dos Andes, a província de Salta, no noroeste da Argentina, é chamada carinhosamente de “La linda” (a linda) por seus moradores. Não é à toa. Permeada por verdes vales e montanhas consideradas sagradas, a província abriga a belíssima arquitetura colonial da capital homônima, gastronomia de primeira e intensa vida cultural, resultado de um intrigante mix de costumes e tradições formados a partir de suas origens indígenas e de contribuições do colonizador espanhol e de imigrantes italianos e árabes, sobretudo sírios e libaneses.
Parte dessa instigante cultura pode ser testemunhada nas festas populares que acontecem nos vilarejos de Salta o ano todo. Em fevereiro, por exemplo, Cafayate é embalada por um festival folclórico que reúne músicos regionais. Dois meses depois, a capital da província recebe o Abril Cultural Saltenho (festejado em homenagem à fundação da província, em 16 de abril de 1582) e o Concurso das Empanadas (julho).
Mas é em San Antonio de los Cobres, no centro-oeste da província, que no início de agosto acontece uma de suas mais tradicionais manifestações: a Festa Nacional da Pachamama (mãe-terra), uma celebração herdada dos incas e fortemente arraigada nas comunidades indígenas.
Novembro é a vez da Festa da Tradição nos vilarejos de La Candelaria e Campo Quijano. Com desfile de gaúchos (os peões camponeses da região) e carroças, os dois povoados também são palco de corridas de cavalo. Enquanto isso, a cidade de Salta promove um festival de música folclórica.
O calendário cultural de Salta, porém, vai muito além dessas festas ” diferentes eventos agitam as pequeninas cidades do interior da Argentina todos os meses, mantendo vivas as tradições desta província que pertenceu ao vice-reino do Peru até 1776, quando a Coroa espanhola criou o vice-reino do Rio da Prata. A independência somente ocorreu em 1816, após uma longa guerra contra os colonizadores espanhóis.
A província de Salta ” apesar de toda a sua efervescência cultural ” ainda não é muito conhecida pelos brasileiros, mas gradativamente começa a ser descoberta, quer pelas suas cinematográficas paisagens, quer pelos lindos vinhedos e excelentes vinhos que produz ” está localizada a leste da Cordilheira dos Andes, no fértil Vale de Lerma.
Na cidade ” Capital da província, Salta preserva um rico conjunto arquitetônico colonial, com construções dos séculos 17, 18 e 19. Percorrer suas estreitas ruas, sobretudo as do centro, é explorar esses valiosos tesouros históricos.
A trilha para desvendá-los começa na Plaza 9 de Julio, onde fica a Catedral de Salta. Construída no século 19, a igreja exibe a imagem da Virgem do Milagre, santa a quem os fiéis atribuem a salvação de uma parte da cidade em um terremoto ocorrido em 1642. LEIA MAIS EM: Viagens Pelo Mundo – https://fabiolamusarra.wordpress.com
Mais notícias da seção
DICAS DE VIAGEM no caderno
TURISMO
01/09/2018 – DICAS DE VIAGEM – Outono na italianísssima Emília RomanhaConhecer a região situada ao Norte de Roma é viver um turbilhão de emoções. Neste pedacinho de terra fértil da Itália, passado e presente se misturam e convivem ao lado de bucólicas paisagens, cores e sabores somente ali encontrados.By Fabíola Musarra…
04/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – A Alemanha sob duas rodasDuramente bombardeadas na Segunda Guerra, Berlim, Potsdam e Dresden ainda agora estão sendo reconstruídas. Vibrantes, as três cidades alemãs são planas e escondem inúmeros tesouros históricos e culturais. Vale a pena desvendá-los de bike, numa aventura inesquecível. Por Fabíola Musarra …
01/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – As “praias” quentes do cerradoEm pleno Planalto Central, Caldas Novas e Rio Quente abrigam o maior complexo de águas termais do planeta. Com paradisíacas “praias” de areias brancas, as duas cidades goianas são um paraíso para quem quer se aventurar em águas translúcidas e naturalmente quentinhas.Por Fabíola Musarra…
04/08/2014 – DICAS DE VIAGEM – Pelas águas do extremo norteSituada na cidade de Grindavick, a 39 km da capital irlandesa de Rerykjavik, a Lagoa Azul atrai visitantes do mundo todo. Ali eles chegam em busca de suas águas. Quentes e ricas em sais minerais e em algas, elas são eficazes no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. Por Fabíola Musarra…
06/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – NAS TRILHAS DE TIRADENTES Pequena e sedutora, a cidade mineira é um misto de história, cultura e de atividades para todos os gostos. Caminhar pelas suas ruas é entrar num roteiro rumo ao passado e testemunhar como viveram os inconfidentes, os negros e a sociedade brasileira nos séculos 18 e 19 – Por Fabíola Musarra…
06/06/2014 – DICAS DE VIAGEM – Entre a “paella”, o jerez e o flamencoPratos típicos regados a excelentes vinhos mais o prazer de conhecer algumas das capitais mais antigas de uma das regiões mais bonitas da Espanha, a Andaluzia, em um arrebatador passeio pelo universo do flamengo – Por Fabíola Musarra …
28/05/2014 – DICAS DE VIAGEM – PARA AQUECER O INVERNOCom a aproximação do inverno, as cidades de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha (RS), são uma excelente opção para passar as férias de julho. Charmosas, conciliam graciosidade e gastronomia de primeira. Agora, as duas cidades estão com novidades que prometem agradar os turistas de todas as idades. Por Fabíola Musarra…