| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1163      Atualização: 02/08/2020

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Altamira

  30/03/2020
  0 comentário(s)


MPF vai à Justiça para manter isolamento social em Altamira, no PA

Prefeito de uma das maiores cidades do estado anunciou reabertura do comércio a partir de amanhã (31). Medida pode jogar por terra esforços para conter o contágio de coronavírus


 Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública para impedir a flexibilização do decreto municipal que determina o fechamento de serviços não-essenciais e mantém o isolamento social em Altamira, uma das maiores cidades do Pará, como precaução para evitar o contágio exponencial da população pelo coronavírus. O prefeito da cidade, Domingos Juvenil, anunciou, depois de reunião com comerciantes e empresários locais, o retorno do comércio “em sua plenitude”. A reabertura de shoppings, serviços e lojas que não vendem produtos essenciais, sem nenhuma restrição, pode jogar por terra os esforços feitos até agora para conter a progressão da pandemia.

Em nota divulgada na semana passada, após reunião com representantes de associações comerciais e empresariais de Altamira, a prefeitura disse que a partir do dia 31 de março (terça), quando vence o decreto municipal sobre o isolamento social, o comércio da cidade voltará a funcionar “em sua plenitude”. A nota diz ainda que novas medidas de isolamento poderão ser tomadas amanhã e as escolas permanecerão fechadas, “mas sem afetar o comércio”. A divulgação feita pela prefeitura provocou expectativa na cidade de que todas as lojas serão reabertas, o que fatalmente provocaria aglomerações e favoreceria o avanço da pandemia na região. Na ação, ajuizada na Justiça Federal de Altamira, o MPF pede que a prefeitura seja obrigada a manter as medidas necessárias para garantia do isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde; que se abstenha de flexibilizar as medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19, sem respaldo em dados de saúde pública que avaliem o momento atual de propagação do vírus e afirmem a capacidade de suporte do município para enfrentar a crise prognosticada, sem o colapso de seu já precário sistema de saúde; e que se abstenha de autorizar o pleno funcionamento do comércio, serviços e atividades não essenciais, sem restrições que desestimulem a circulação de pessoas em vias públicas.O MPF destaca na ação judicial que os dados que já se conhecem sobre a expansão do coronavírus pelo mundo impõem o reconhecimento de que o pior está por vir e está iminente, o que exige cautelas sanitárias redobradas. Mesmo que os cientistas ainda precisem avançar muito no conhecimento sobre o novo coronavírus e a pandemia, há um ponto de consenso: “o distanciamento/isolamento social é a estratégia que se tem mostrado eficaz no retardamento da velocidade de propagação da doença”, diz o texto. “Retardar sua velocidade de propagação é a única forma de mitigar os impactos sobre o Sistema de Saúde, impedindo – ou, ao menos reduzindo –, com isso, o número de mortes evitáveis. Compreenda-se: mortes que decorram não diretamente da doença Covid-19 ou de sua associação a comorbidades, mas de ineficiência no atendimento médico-hospitalar”, alerta o MPF.

“Sabe-se que o isolamento social, mediante fechamento de serviços não essenciais, é medida que vem sendo determinada em todos os países que enfrentam a pandemia. Foi estabelecida, inicialmente, na China, depois na Itália, na Inglaterra e nos Estados Unidos, entre outros. Alguns países, por adotar a medida tardiamente, pagaram altos custos, em recursos e vidas”, sustenta a ação judicial. Interromper o movimento da população permite ganhar tempo e reduz a pressão nos sistemas de saúde. A OMS recentemente reforçou que “a última coisa que um país precisa é abrir escolas e empresas, e ser forçado a fechá-las novamente por causa de um ressurgimento do surto”

Neste contexto de grave crise de saúde pública a decisão do gestor municipal de flexibilizar as diretrizes de prevenção só pode ser tomada se fundamentada em relatórios de saúde que atestem a segurança do sistema de saúde pública do município. O MPF lembra que o sistema de saúde de Altamira já se encontra muito precarizado pelos impactos sofridos com a instalação da usina de Belo Monte. A cidade, que atende também a população de municípios vizinhos, conta com apenas 20 leitos de terapia intensiva com respiradores. Além disso, é também um pólo regional para povos indígenas que moram em 11 territórios vizinhos, o que acrescenta mais um risco grave a qualquer decisão da gestão do município: o de que a contaminação chegue nas aldeias, provocando genocídio.

“O Decreto municipal que impôs o fechamento do comércio local foi um elemento fundamental para que se mantivesse os indígenas nos seus territórios. A reabertura indiscriminada dos estabelecimentos comerciais será um atrativo para a presença de indígenas na cidade. E o aumento da circulação de pessoas nas ruas, eleva por conseguinte o risco de contaminação da população indígena, com riscos de entrada do patógeno nas aldeias, para transmissão sustentada. Segundo a médica sanitarista Sofia Mendonça, pesquisadora da Universidade
Federal de São Paulo (Unifesp), “há um risco incrível de o vírus se alastrar pelas comunidades
[indígenas] e provocar um genocídio”, registra a ação judicial.

Para o MPF, “não basta que o isolamento seja parcial, ou “vertical” (isto é, apenas de idosos e
pessoas em grupos de risco), pois, se o vírus se espalhar mais rapidamente no resto da população,
inevitavelmente chegará aos idosos”. “Não apenas seria ineficiente, mas impraticável no país, tendo em vista que incontável número de idosos residem muitas vezes com crianças e jovens, sendo inviável separá-los das famílias, que podem trazer o vírus para dentro de casa e contaminá-los”.

Processo no. 1001241-54.2020.4.01.3903




  Mais notícias da seção Reportagem no caderno Altamira
19/06/2020 – Reportagem – Advogado de Bolsonaro foi investigado no caso dos meninos emasculados de Altamira
O advogado Frederick Wassef, que escondia em sua casa o então foragido Fabrício Queiroz (preso nesta quinta-feira, 18), foi investigado pela Polícia Civil entre os anos de 1992 e 1993 no caso das crianças emasculadas em Altamira, aqui no Pará….
28/04/2020 – Reportagem – A cidade que mata o futuro: em 2020, Altamira enfrenta um aumento avassalador de suicídios de adolescentes
Nos quatro primeiros meses do ano, o número de pessoas que tiraram a própria vida na cidade mais violenta da Amazônia já é quase o triplo da média anual do BrasilEntre janeiro e abril, nove crianças e adolescentes se suicidaram em Altamira….
18/04/2020 – Reportagem – PROMOTORIA INTEGRA GABINETE DE CRISE E PEDE MEDIDAS CONTRA COVID-19
MPPA tem realizado reuniões periódicas com diversos órgãos para a adoção de medidas de contenção ao novo coronavírus…
01/04/2020 – Reportagem – Prefeitos e diretores de órgãos de saúde discutem ações emergenciais contra o coronavírus na região do Xingu
Preocupado com a falta de estrutura hospitalar para atender possíveis casos do coronavírus na região do Xingu, o presidente da Associação do Consórcio dos Municípios Belo Monte (ACBM)…
30/03/2020 – Reportagem – MPF recomenda que PDRSXingu repasse recursos emergenciais à economia e à saúde de Altamira (PA) e região
Ofício foi encaminhado nesta segunda-feira (30) à Secretaria de Governo da presidência da República…
19/11/2019 – Reportagem – Cacique Raoni ironiza:
Em Altamira, no Pará, um dos maiores líderes indígenas do mundo responde às críticas do presidente com cobrança e faz apelo: “É a floresta que segura o mundo. Se acabarem com tudo, não é só índio que vai sofrer”…
02/09/2019 – Reportagem – XINGU-RIO RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO
A Xingu-Rio Transmissora de Energia recebeu no dia 26, a Licença de Operação da maior linha de transmissão de ±800 kV UATCC do mundo….
28/08/2019 – Reportagem – Indígenas encerram interdição na BR-230
Índios da etnia Xipaya interditaram, nesta quarta-feira (28), a BR 230, à altura do KM 612, no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. …
29/07/2019 – Reportagem – Rebelião deixa 57 mortos em presidio em Altamira
Detentos do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, fazem uma rebelião desde as 7h desta segunda-feira (29). De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), há presos mortos e agentes penitenciários são feitos reféns…
16/07/2019 – Reportagem – Banco é condenado por manter cliente na fila
Uma agência bancária em Altamira foi condenada a pagar R$ 2 mil reais em multa por obrigar um cliente a esperar por quatro (04) horas na fila do atendimento….
19/06/2019 – Reportagem – Macron recebe líder indígena Raoni e oferece apoio para proteger o Xingu
O presidente francês Emmanuel Macron recebeu nesta quinta-feira (16) o líder indígena Raoni e assegurou-lhe o apoio da França em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia.Raoni, que faz turnê na Europa, pede 1 milhão de euros para proteger reserva…
06/06/2019 – Reportagem – Senado aprova projeto com novo marco regulatório do saneamento
(foto. Estacção ETA Altamira )Após ver caducar uma medida provisória por falta de acordo, o governo conseguiu aprovar nesta quinta-feira (6) um projeto de lei estabelecendo o novo marco regulatório do saneamento básico….
31/05/2019 – Reportagem – Promotoria fiscaliza aplicação do dinheiro pago por usina de Belo Monte
Prefeituras de Altamira e Vitória do Xingu já receberam quase R$ 50 milhões como compensação financeira…
28/05/2019 – Reportagem – População do Xingu apresenta propostas para o desenvolvimento do Pará
A audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 realizada pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), na manhã desta terça-feira (28), no município de Altamira, contou com a participação ativa da população que vive na Região Xingu….
26/05/2019 – Reportagem – Polícia identifica integrantes de milícia que atuou em conflito de terras no Assurini
No conflito, um PM que faria parte do grupo criminoso foi morto….
08/05/2019 – Reportagem – Tripulantes do avião que decolou de Altamira-PA rumo à Rondônia seguem desaparecidos
Após uma semana da decolagem de um avião monomotor tipo Cesna, de uma pista de Altamira, sudoeste do Pará, o co-piloto Marcos Vinicius, natural de Santarém-PA, e mais dois tripulantes seguem desaparecidos….
06/05/2019 – Reportagem – FRAUDE EM FINANCIAMENTO DA SUDAM EM ALTAMIRA
Empresas são condenadas em R$ 13 milhões por desvios de recursos da Sudam…
24/04/2019 – Reportagem – Marcha indígena chega a Brasília para protestar contra Bolsonaro
A população indígena realizam, a partir desta quarta-feira, em Brasília, sua mobilização anual por direitos, em clima de forte tensão com o governo de Jair Bolsonaro – que é visto como uma ameaça aos territórios e ao meio ambiente….
18/04/2019 – Reportagem – Policia prende Taradão, mandante do assassinato de Doroty Stang
O fazendeiro Regivaldo Pereira Galvão, acusado de ser mandante do crime que ocorreu em 2005, foi localizado em sua casa, no interior do Pará…
16/04/2019 – Reportagem – Celpa está proibida de cobrar dívidas antigas dos consumidores nas faturas mensais
É a segunda decisão obtida pelo grupo de instituições que procura coibir abusos da concessionária de energia elétrica do Pará…
16/04/2019 – Reportagem – MPF recomenda à Norte Energia que repare danos causados por enxurrada na Volta Grande do Xingu, em 2016  
Três anos depois dos danos, em vistoria no final de fevereiro, várias instituições constataram que ribeirinhos não foram indenizados pelos prejuízos causados diretamente pela empresa…
11/04/2019 – Reportagem – Bolsonaro diz que quer “explorar” a Amazônia junto com os EUA
A medida foi criticada por organizações que defendem povos indígenas | Foto: EFE O chefe de Estado considera que existe uma “política errada na Amazônia”….
29/03/2019 – Reportagem – TCM-PA identifica quase Um bilhão em obras paralisadas nos municípios paraenses
O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA) contabilizou 255 obras públicas paralisadas em diversas regiões do estado, totalizando um montante de R$ 901.023.979,68….
25/02/2019 – Reportagem – Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, confirma presença em Altamira
Altamira vai receber a visita do ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, no próximo dia 12 de março….
09/02/2019 – Reportagem – Map anuncia parceria com a Gol linhas aéreas
MAP e GOL, atenderão Altamira e região….
25/11/2018 – Reportagem – Ataques de onça matam 2 índios no Xingu
Suspeita é a de que os ataques estejam sendo feitos pelo mesmo animal já que as 2 vítimas fatais vivem em aldeias próximas, algo em torno de 15 km…
04/11/2018 – Reportagem – Júri espanhol considera jovem brasileiro culpado por assassinato de quatro familiares
Homicida, de 21 anos, confessou ter cometido a chacina em 2016; crime chocou a Espanha…
31/10/2018 – Reportagem – Hospital Regional de Altamira promove palestra sobre câncer de mama na Infraero  
Os funcionários do aeroporto de Altamira, pertencente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), participaram da palestra “O câncer de mama e assuntos inerentes à Saúde da Mulher”, conduzida por profissionais da área da saúde do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT…
30/10/2018 – Reportagem – Governo convida Ministério Público e TCE para acompanharem transição
O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Jr., e o auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, convidaram o Ministério Público do Pará e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participarem da Comissão de Transição entre o governo atual e o que tomará posse no dia 1º de janeiro….
30/10/2018 – Reportagem – Governo convida Ministério Público e TCE para acompanharem transição
O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Jr., e o auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, convidaram o Ministério Público do Pará e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participarem da Comissão de Transição entre o governo atual e o que tomará posse no dia 1º de janeiro….



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
355 Notícias