| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1163      Atualização: 02/08/2020

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Opinião

  12/07/2020
  0 comentário(s)


— Iramar Maues —

Quais as razões que fazem com que o segmento de segurança privada seja uma atividade em constante crescimento no Brasil?


 

Em primeiro lugar, precisamos entender que vivemos em um sistema de produção capitalista, isto é, em uma economia de mercado, onde deve prevalecer a lógica do capital, onde tudo deve se transformar em mercadoria, isso inclui serviços que historicamente sempre foram prestados a sociedade de forma gratuita como por exemplo, educação, saúde e segurança pública. Com a educação, esse processo pode ser constatado com as inúmeras universidades e escolas de nível médio e fundamental espalhadas por todo o país. Em relação à saúde, temos as inúmeras empresas e seus mais diversos planos de saúde que nunca atende de forma satisfatória sua clientela, mesmo pagando valores exorbitantes. A segurança pública não fica atrás desse processo de abandono do Estado e de suas responsabilidades sociais.


Diante desse quadro de abandono da figura do Estado frente à segurança pública, caracterizando-se pela falta de investimento em equipamentos, armamentos, inteligência, efetivo, etc. Nesse contexto, cresce a violência e a criminalidade em todo país, deixando um clima de insegurança e de desconfiança nas nossas instituições e do sistema de justiça.


Sabemos que todas as mazelas da sociedade, fruto das desigualdades sociais, reflete diretamente nos altos índices de violência e criminalidade. O crescimento da violência que passou a ser um problema para nossos governantes e políticos, para o mercado, passou a ser mais uma oportunidade para ganhar dinheiro, com a entrada da iniciativa privada no setor de segurança pública, oferecendo serviços de segurança pessoal ou patrimonial.


Esse é um mercado em plena expansão, tendo muito ainda para oferecer aos seus clientes, em equipamentos de tecnologia e mão de obra cada vez mais especializada buscando atender os mais exigentes clientes. Provavelmente, esse será um mercado que cresce na mesma proporção em que o Estado se faz ausente, criando uma cultura de que o sistema de segurança pública não representa mais a força do Estado na defesa e na segurança das pessoas e de seu patrimônio.




  Mais notícias da seção Notas no caderno Opinião
02/08/2020 – Notas – USO DE ARMAS NÃO LETAIS
Por Iramar Maués…
28/09/2019 – Notas – SETEMBRO ALERTA
Mariano Silvaescritor e poeta…
05/05/2019 – Notas – A CONCIENCIA TRAZ MUDANÇAS
A proteção da natureza com energia alternativa !!!…
20/03/2019 – Notas – Não há desenvolvimento sem proteção ambiental
Afrouxar o licenciamento ambiental aumenta a margem de lucro das empresas, em função da redução dos custos. Porém, quando ocorre um desastre ambiental, o que há é uma socialização dos prejuízos, que são pagos pela sociedade como um todo…
11/11/2018 – Notas – A revanche dos ressentidos.
Depois da eleição de Bolsonaro, os demônios interiores saíram para passear…
08/04/2018 – Notas – Desafio Brasil
Nesse ano de 2018, teremos eleições, varias siglas irão disputar cargos executivo e legislativo, mas sera que terão projetos apoiados pela sociedade?…
21/09/2017 – Notas – SERÁ QUE AS APARENCIAS ENGANAM ?
Precisei de um celular, e fui a uma grande loja do centro de Altamira, pensei: lá tem tudo o que eu quero, serei bem atendido, entrei na loja com minha calça suja e minha botina surrada de operário da construção, olhei todas as vitrines e todos os aparelhos, mas ninguém se levantou para me atender, …
06/05/2016 – Notas – IMPEACHMENT OU SAMBA
Estamos nós, os brasileiros do tempo dos impeachment, passando por mais um caso de impedimento de outro presidente exercer sua função frente ao Poder Executivo….
13/09/2015 – Notas – ACESSE A RADIO COMUNITÁRIA DE PASSA VINTE
www.p20fm1049.net (function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version;=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));Publicado por Luiz Antonio Cunha em Qu…
08/02/2014 – Notas – VALEU A PENA BRIGAR POR BELO MONTE
Em 15/06/1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso esteve em Tucuruí, dando a ordem de serviço das obras da 2ª etapa da hidrelétrica de Tucuruí, aumentando a sua potencia instalada para os atuais 8470 Mw, bem como da retomada das obras das Eclusas, que estavam paralisadas desde o governo Sarney. A noite seguiu para Altamira, onde, sob os …
03/11/2013 – Notas – SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA
Josimar Antonio Lisboa. Roubos, assaltos a mão armada, assassinatos, transito Caótico; esta é a conta que os moradores de Altamira, estão pagando pelo progresso que está chegando com a construção da hidrelétrica de Belo Monte, com ela, uma leva de pessoas que vem em busca de trabalho e melhoria de vida, o que na maioria das vezes não conseguem em s…
10/10/2013 – Notas – A publicidade autopromocional do agente público
A publicidade oficial autopromocional do agente público é expressamente vedada pela Constituição Federal em vigor, que dispõe no §1º do inciso XXI de seu art. 37, que “A publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes,…
27/09/2012 – Notas – Lembrando JK
Na quarta-feira passada, lembrei dos 110 anos de nascimento do saudoso presidente Juscelino Kubitschek e pedi “Uma estátua para JK”, para que lembrem de “o construtor de Brasília”, “o bandeirante do século XX”, “o artista do impossível”, “o presidente Bossa-Nova”….
13/09/2012 – Notas – Um Passeio pelo vale do Xingu
Quem for a Altamira, para ver e sentir as obras de Belo Monte, saiba desde logo que o aeroporto daquela cidade só está operando a noite, uma vez que durante o dia a pista de pouso está em obras, de reforma e ampliação, para permitir o pouso e decolagem de grandes aeronaves, o que, por certo, levará as grandes empresas de aviação a incluírem em sua…
09/06/2012 – Notas – O CONTRADITÓRIO AQUECIMENTO GLOBAL
Teor do documento assinado por cientistas geólogos, geógrafos, climatologistas, físicos, meteorologistas, engenheiros, à Presidenta do Brasil….
09/06/2012 – Notas – O CONTRADITÓRIO AQUECIMENTO GLOBAL
Teor do documento assinado por cientistas geólogos, geógrafos, climatologistas, físicos, meteorologistas, engenheiros, à Presidenta do Brasil….
22/05/2012 – Notas – O turista da enchente
Por Lúcio Flávio Pinto Fui testemunha das três maiores enchentes do rio Amazonas registradas antes da atual, já considerada superior a todas as anteriores: em 1953, 1976 e 2009….
20/01/2012 – Notas – NOTA DE REPUDIO AO MUNICIPIO DE VITORIA DO XINGU
Com relação à matéria exibida no jornal ATM TV na manhã de 05/11, relatando a manifestação da população do município de Vitória do Xingu com fulcro de interditar a rodovia transamazônica clamando a volta do prefeito Líberalino Neto, eu não poderia deixar de fazer algumas observações pertinentes….
11/11/2011 – Notas – Os 100 anos de Altamira
No domingo passado, 06/11/2011, a cidade de Altamira festejou os seus 100 anos, em meio a festas e ao alvoroço ali instalado, a partir do início das obras de Belo Monte.É evidente que Altamira tem muito que festejar nesses seus 100 anos, até porque, de uma cidadezinha de beira de rio dos anos 50, é hoje a cidade-pólo do Vale do Xingu e da Transamaz…
27/10/2011 – Notas – A notícia e a sua avaliação
A semana que passou foi pródiga em fatos que viraram notícias, como, por exemplo, a captura do ex-ditador Muamar Kadafi, da Líbia, que, pelas imagens veiculadas pela televisão, foi literalmente linchado e morto, encerrando, assim, o seu regime de 40 anos….
27/10/2011 – Notas – A notícia e a sua avaliação
A semana que passou foi pródiga em fatos que viraram notícias, como, por exemplo, a captura do ex-ditador Muamar Kadafi, da Líbia, que, pelas imagens veiculadas pela televisão, foi literalmente linchado e morto, encerrando, assim, o seu regime de 40 anos….
03/09/2011 – Notas – Nota Pública da CNBB Regional Norte 2 sobre a UHE Belo Monte
Há grupos e pessoas que costumam gritar “a Amazônia é nossa”, não para defender a incontestável soberania do Brasil sobre esta macroregião, mas para explorar até a exaustão as riquezas naturais e transformar a terra, as águas e as florestas em mercadoria, objetos de negócio. A família humana perde o direito de viver no lar que Deus criou. É expulsa…
10/07/2011 – Notas – Passado imprevisível
Era 1970. No nordeste brasileiro acontecia a pior seca de todos os tempos, só comparada com a que ocorreu no 2º reinado, quando D.Pedro II pensou até em vender as “jóias da coroa” para ajudar os flagelados….
13/04/2011 – Notas – O DIÁLOGO E A INSENSATEZ
Para Belo Monte ou Kararaô podemos dizer que vivemos a continuidade da proposta do Governo Militar.A construção de grandes estradas cortando os grandes rios amazônicos nas proximidades de suas maiores quedas privilegiando sempre a construção de hidroelétricas, exploração de minérios e a pecuária extensiva. …
15/01/2011 – Notas – Caso Bayma: a antropofagia do governo federal
Abelardo Bayma, que presidiu o Ibama desde abril de 2010, deixou o órgão nesta quarta, 12, quando a sua exoneração foi publicada no Diário Oficial. Veículos de imprensa creditaram a sua demissão à negativa de assinar a licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte e a uma suposta reação a pressões do Consórcio Norte Energia e do Ministro da…
03/01/2011 – Notas – Ano Novo, Antigas Promessas e Antigas Posturas.
Estamos virando o ano, esperanças renovadas, promessas novas e antigas, do tipo: “este ano vou parar de fumar” ou aquela antiga “este ano sai o asfaltamento da Transamazônica” e outras mais. Mas, vamos ficar com a promessa do asfaltamento, afinal, desde outubro de 1971 já se passaram 39 anos. Foi o maior conto já aplicado da história de Altamira ” …
16/12/2010 – Notas – Sobra de energia não afasta risco de racionamento, diz consultoria
RIO – A sobra de energia firme no Brasil para o período entre 2011 e 2014 é a maior da história, mas mesmo assim o risco de racionamento de energia a partir de 2012 não está definitivamente afastado. Estudo da consultoria PSR e do Instituto Acende Brasil mostra que os limites de transmissão de energia entre as regiões Sudeste e Nordeste e o baixo n…



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
355 Notícias