O.D.U Organização do Universo Odu – “Cultuar “”bàrà no dia 06/06, certo ou errado?” É uma tradição de inúmeras Casas de Candomblé (Ilé À””) e seus adeptos, fazerem festas, homenagens e oferendas para “”bàrà méjì (Odù), todo ano no dia 06/06.
Odu – Curso teórico e prático de Ifá . através da divinação de merindilogun (16 Búzios) e Obi Abatá (Obi de 4 gomos). Oráculo ” Jogo de Búzio
Odu – Com a proposta de fornecer suporte aos integrantes do Candomblé, pesquisadores, simpatizante, estudioso etc., o jornal Culto Antigo O . D . Ú apresentamos um rico material acerca dos direitos e deveres aplicáveis à produção de um rito a Èsù,
Orisá Orisa – riqueza, ajé, salunga, ouro,felicidade, orixá, asé,
|
Orisa – Este é um dos temas que muitos devotos da Religião Tradicional Indígena Iorubá (“”sìn Ìbíl”” Yorùbá) devem ou deveriam buscar um maior esclarecimento.
Orisa – E”u foi um dos filhos de Orunmilá que veio ao mundo em forma de orixá. Olodumare, Deus Supremo, mandou Orunmilá vir tomar conta do mundo, das pessoas e das coisas.
Orisa – Exu o eixo do sistema religioso. é a divindade de maior atuação no contesto religioso da religião dos africano, resultado da interação de Obatala e Oduduwá e a intervenção de Olorun,
Ori Ori – IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida…
Ajalà Mopin
IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e, por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar, deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente. Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa jornada para a terra, sem prejuízos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
|
Ori – IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida…
Ajalà Mopin
IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e, por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar, deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente. Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa jornada para a terra, sem prejuízos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
Ori – IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida…
Ajalà Mopin
IJALA é responsável pela modelação da cabeça humana, e acredita-se que o ORI e o ODU – signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida, como foi dito. IJALA, embora notável em sua habilidade, não é muito responsável e, por isso, muitas vezes modela cabeças defeituosas: pode esquecer de colocar alguns acabamentos ou detalhes desnecessários, como pode, ao levá-las ao forno para queimar, deixá-las por um tempo demasiado ou insuficiente. Tais cabeças tornam-se assim, potencialmente fracas, incapazes de empreender a longa jornada para a terra, sem prejuízos. Se, desafortunadamente, um homem escolhe uma dessas cabeças mal modeladas, estará destinando a fracassar na vida.
Ori – Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver e
Quando encontramos alguém que, apesar de enfrentar na vida uma série de dificuldades relacionadas a ações negativas ou maldade de outras pessoas, continua encontrando recursos internos, força interior extraordinária, que lhe permite sobreviver e , muitas vezes, mantém resultados adequados de realização na vida , Podemos dizer , ” ENIYAN KO FE KI ERU FI ASO, ORI ENI NI SO NI “, ou seja, ” as pessoas não querem que você sobreviva , mas o seu ORI trabalha para você ” , trazendo , essa expressão , uma importante declaração que um ORI resistente e forte é capaz de cuidar do homem e garantir -lhe a sobrevivência social e as relações com a vida , apesar das dificuldades que ele poderia ter . Essa é a razão pela qual o BORI, forma de louvação e fortalecimento do ORI utilizada em nossa religião , é feito muitas vezes , precedendo ou, até, substituindo um EBO. É feito para a pessoa encontre recursos internos adequados , esta força interior que foi dito , relacionado à sua adaptação para enfrentar as situações , ou com o reforço de seus recursos de energia e consequente integração com suas fontes de vitalidade.
iyami – Minha mãe Iymi – Minha mãe – Àj”” é como são conhecidas as feiticeiras em território Ioruba (Nigéria), também chamadas de “l””y” (Senhora do Pássaro) e “carinhosamente” de Ìyámi (Minha Mãe), maneira apaziguadora de se referir as feiticeiras.
|