Reportagens
04/12/2015
0 comentário(s)
Fundação Biosfera propõe apoio internacional na recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar
Buscando parceiros e tecnologia de ponta, capaz de além do objetivo da recuperação, possam criar a visibilidade econômica, com aplicabilidade como fomento. Alavancado nossa economia regional, focado nos princípios da bio economia, (negócios verdes – economia circular) qualificando a região para o turismo internacional pelo apelo da sustentabilidade.

Durante a Assembleia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, fez uso da palavra o coordenador Brasil/Sul (SC-RS) Fernando De Carvalho, para propor a unificação de todos projetos que, envolvem a bacia do o Rio Tubarão, ao serem unificados em um grande projeto, que contemplem as questões, da despoluição de sua águas, (em especial relativas à contaminação pelo carvão) envolvendo ainda, a recuperação das matas ciliares, bem como a reestruturação e ampliação do projeto do parque linear, que situará as margens do Rio Tubarão, objetivando trazer para o mesmo gerenciamento, todas propostas incluindo aí a do desassoreamento do leito do rio, (projeto de dragagem que ali estava sendo discutida).
Partindo da lógica de sinergia e seus ganhos em escala, na elaboração de um só projeto.
Um projeto, que atenda a grandeza e a complexidade que envolvem a recuperação de uma bacia hidrográfica. Bem como, apontar caminhos para sua viabilidade econômica, haja visto que a exigências de recurso para tal é de grande monta. Para que com este formato, de um macro-projeto, possamos tratar do assunto em nível internacional. Buscando parceiros e tecnologia de ponta, capaz de além do objetivo da recuperação, possam criar a visibilidade econômica, com aplicabilidade como fomento. Alavancado nossa economia regional, focado nos princípios da bio economia, (negócios verdes – economia circular) qualificando a região para o turismo internacional pelo apelo da sustentabilidade.
Assim , movido pelo sentimento de ser este o melhor momento para soluções definitivas e continuadas, em transformar o sul catarinense como um destaque internacional em resiliência.
De nada valeria propor estas medidas, sem uma efetiva participação de todos, ou caso não tivéssemos os meios para viabilizar a proposta, A boa notícia é que os temos!
Através da colaboração da Fundação Biosfera, www.biosfera.repair/ e de seus parceiros internacionais, bem como de um experiente corpo de integrantes, de seus convênios com centros de pesquisa, colaboração de empresas e de investidores. Julgamos possível.
Deste modo como agente Regional Officer (RS-SC) Biosfera, é que proponho um esforço a mais dos entes que compõem este comitê, bem como todas forças vivas da região sul do País a estarem conosco, neste importante momento, que é único e aponta um novo horizonte prospero, com uma opção pela vida!
Fernando De Carvalho
Coordenador Sul/Brasil
fundação Biosfera
sistema 01 | Bambu Base Biológica
sistema 02 | Cidade Circular
+55-48 8820 7150
Skype = strallostub