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Tema: Descontaminação da água por eletrofloculação
A atividade humana, principalmente a atividade industrial é uma grande geradora de resíduos com sérias consequências ambientais. Além disso, por muitos anos, o homem vem utilizando maneira insensata os mais variados recursos naturais, principalmente a água, isso faz com que a problemática ambiental seja uma questão de extrema urgência e exija bastante conscientização por parte da sociedade. A educação ambiental tem um papel fundamental na formação daqueles que, num futuro próximo, arcarão com as consequências deste modo de vida.
Em vista da escassez dos recursos hídricos estão sendo desenvolvidas, atualmente, diversas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas residuais. Dentre os conhecidos “processos verdes”, uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletrofloculação, também chamada de eletrocoagulação ou eletroflotação.
O método de eletrofloculação é caracterizado por instrumentação e operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.
Neste experimento, para a remoção de corantes, um eletrodo de ferro (prego) é usado para fornecer íons metálicos para a formação de hidróxido de ferro (II ou III), pouco solúvel, que absorverá o corante presente na solução. Adicionalmente, bolhas de gás são produzidas no outro eletrodo, que arrastam alguns dos flocos formados pelo hidróxido e ajudam no estágio de separação (eletroflotação).
A partir deste experimento, busca-se alertar os alunos sobre como o homem vem utilizando e se apropriando do mundo natural, levando a discussão para a dimensão das perturbações na hidrosfera provocadas pela ação humana e possíveis ações preventivas ou corretivas de maneira individual ou coletiva. Além disso, através deste experimento apresentamos para os alunos temas específicos relacionados à Química (como a destilação, decantação, filtração, e conceitos como potencial eletroquímico e transporte de elétrons) e o tratamento de esgoto e resíduos industriais.
Material utilizado:
Procedimento:
Obs.: Os pregos não devem se tocar para impedir a ocorrência de um curto-circuito.
Referência:
A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio. 1ª ed. São Paulo, Sociedade Brasileira de Química – SBQ, 2010.
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