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Desde: 02/05/2011      Publicadas: 144      Atualização: 06/11/2018

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 Cantinho do professor

  01/11/2018
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Experimento nas aulas de química

Os Professores Inácio e Márcio realizaram o experimento de eletrofoculação para o tratamento da água com turmas do 3º ano do Ensino Médio

Experimento nas aulas de química

Tema: Descontaminação da água por eletrofloculação

A atividade humana, principalmente a atividade industrial é uma grande geradora de resíduos com sérias consequências ambientais. Além disso, por muitos anos, o homem vem utilizando maneira insensata os mais variados recursos naturais, principalmente a água, isso faz com que a problemática ambiental seja uma questão de extrema urgência e exija bastante conscientização por parte da sociedade. A educação ambiental tem um papel fundamental na formação daqueles que, num futuro próximo, arcarão com as consequências deste modo de vida.

Em vista da escassez dos recursos hídricos estão sendo desenvolvidas, atualmente, diversas alternativas e tecnologias para o tratamento de águas residuais. Dentre os conhecidos “processos verdes”, uma das técnicas mais utilizadas para o tratamento de poluentes é a eletrofloculação, também chamada de eletrocoagulação ou eletroflotação.

O método de eletrofloculação é caracterizado por instrumentação e operação simples, num curto tempo, apresentando boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.

Neste experimento, para a remoção de corantes, um eletrodo de ferro (prego) é usado para fornecer íons metálicos para a formação de hidróxido de ferro (II ou III), pouco solúvel, que absorverá o corante presente na solução. Adicionalmente, bolhas de gás são produzidas no outro eletrodo, que arrastam alguns dos flocos formados pelo hidróxido e ajudam no estágio de separação (eletroflotação).

A partir deste experimento, busca-se alertar os alunos sobre como o homem vem utilizando e se apropriando do mundo natural, levando a discussão para a dimensão das perturbações na hidrosfera provocadas pela ação humana e possíveis ações preventivas ou corretivas de maneira individual ou coletiva. Além disso, através deste experimento apresentamos para os alunos temas específicos relacionados à Química (como a destilação, decantação, filtração, e conceitos como potencial eletroquímico e transporte de elétrons) e o tratamento de esgoto e resíduos industriais.

Material utilizado:

  • 1 bateria de 9 V
  • 2 pregos comuns
  • 2 fios de cobre (aproximadamente de 20 cm comprimento)
  • 4 garras do tipo “jacaré”
  • 1 béquer de 50 mL
  • Cloreto de sódio – NaCl (sal de cozinha)
  • Corante alimentício, café ou refrigerante de cola.
  • Água – H2O

 

Procedimento:

 

  • Adicione aproximadamente 30 mL de H2O em um béquer (ou um pequeno
    copo de vidro) de 50 mL;
  • Adicionar cerca de 100 mg (1 colher de café) de sal de cozinha (Cloreto de Sódio – NaCl) (que atua como eletrólito ou “carregador dos elétrons”);
  • Adicionar algumas gotas de corante alimentício, café ou refrigerante de cola.
  • Colocar os 2 pregos na solução de modo a ficarem separados;
  • Conectar os pregos a bateria de 9V;

 

Obs.: Os pregos não devem se tocar para impedir a ocorrência de um curto-circuito.

 

Referência:

A Química Perto de Você: Experimentos de Baixo Custo para a Sala de Aula do Ensino Fundamental e Médio. 1ª ed. São Paulo, Sociedade Brasileira de Química – SBQ, 2010.

  Autor:   Prof. Márcio





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