| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

DIÓGENES
Desde: 15/07/2005      Publicadas: 655      Atualização: 10/01/2016

Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES


 OPINIÃO

  20/10/2015
  0 comentário(s)


ENTRE TARTUS E INCIRLIK A PAZ OU A GUERRA

“A Rússia resolveu se antecipar, desafiar o império. Preferiu uma estratégia quase oposta a da União Soviética que, assediada pela China por um lado e pelas forças da OTAN pelo outro, optou pelo defensivismo que levou à derrota e desintegração. Ao escolher a Síria como campo de batalha inicial, a Rússia se expõe e confronta o inimigo não declarado, que tem na Turquia, em Incirlik, a maior base aérea do Oriente Médio. Por seu lado, a Rússia reativou a sua base de Tortus, na Síria, e dali partem os ataques ao Estado Islâmico e outros grupos terroristas que combatem o governo sírio. Tortus está protegida pela frota russa do Mediterrâneo, navios e submarinos que a partir dali podem atingir, com seus mísseis, não só a Turquia como toda a Europa.”

A 110 quilômetros da fronteira com a Síria e a cerca de doze quilômetros de Adana, uma das quatro maiores cidades da Turquia, está a Base Aérea de Incirlik, construída pelos Estados Unidos na primavera de 1951 e que é utilizada conjuntamente pela Turquia, pelos Estados Unidos e aliados da OTAN, como a Grã-Bretanha. A base tem uma pista com 3.048 metros de comprimento e outra de 2.740 metros, ambas localizadas entre 57 hangares reforçados e abriga mais de cem aviões-caça, entre eles, F-22 e F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos.

É a maior base aérea do país e uma das maiores do mundo, e foi a partir de Incirlik que os Estados Unidos bombardearam o Afeganistão, em 2001, e o Iraque, em 2003. Em 2006, a guerra do Líbano teve Incirlik como base de apoio logístico e em abril de 2010 estimava-se que em Incirlik estivessem armazenadas 90 bombas B61 ” uma bomba termonuclear de 340 quilotons (equivalente a 340 mil quilos de dinamite, sem contar a radiação) projetada e construída para ser transportada no ar a velocidades supersônicas.

Estados Unidos e OTAN estão furiosos com a concretização do apoio russo ao governo sírio, o que está provocando a destruição dos terroristas tão pacientemente organizados e armados pelo Ocidente, como a Frente al-Nusra e o Estado Islâmico. Jamais imaginaram que a Rússia, a partir da sua Base Aérea de Tartus, na Síria, passasse a bombardear ferrenhamente os mercenários que tantos milhões custaram aos países ocidentais.

Acreditavam os generais da OTAN que a Rússia iria se limitar a reforçar as suas fronteiras, a apoiar indiretamente os revolucionários da região de Donbass, na Ucrânia, a tentar incursões diplomáticas através da ONU e de outros meios oficiais, a reclamar das sanções dos países da União Européia e Estados Unidos, mas jamais ousaria atuar com as suas forças armadas justamente na Síria, o país mais estratégico do Oriente Médio e onde os mercenários contratados pelos países ocidentais – além de Arábia Saudita, Jordânia e Turquia ” estavam conseguindo significativos avanços.

Aparentes “donos do terreno”, Estados Unidos e OTAN não imaginaram que, justamente no momento em que estavam por declarar a Síria zona de exclusão aérea ” assim como fizeram na Líbia até o assassinato de Khadafi -, a Rússia tomaria a si a defesa do governo sírio e, em poucos dias, arrasaria os grupos terroristas formados por mercenários de mais de noventa países.

Os Estados Unidos deixaram claro que são eles que financiam os terroristas. Recentemente, forneceram 50 toneladas de armamentos aos mercenários. Entrevistado a respeito, no dia 13 de outubro, o Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou:

“Serei bem sincero: nós não temos dúvidas de que ao menos uma parcela significativa desses armamentos irá parar exatamente nas mãos de terroristas. Esta preocupação existe inclusive por parte dos EUA, onde a sociedade e o Congresso já estão começando a fazer perguntas sobre tentativas prévias de apoiar a oposição moderada. Em particular, ali acabou de eclodir um escândalo sobre algumas centenas de jipes que os norte-americanos compraram da Toyota e que foram enviados ao Exército Livre Sírio e a outras forças da oposição. Todos os terroristas do Estado Islâmico estão usando esses jipes. Aparafusaram metralhadoras pesadas neles e estão “trabalhando” com eles, levando suas idéias destrutivas às massas.” (http://br.sputniknews.com/mundo/20151013/2423451/lavrov-reacao-eua-ataques-russia-ei-siria.html).
Os agenciadores de terroristas contam com a mídia vendida do Ocidente, encarregada de provocar o ódio contra a Rússia. As falsas informações de que as aeronaves russas estariam atingindo civis na Síria, durante os bombardeios, surgiram horas antes do primeiro ataque russo e foram plantadas em toda a imprensa internacional, através de agências de notícias que depois sequer se desmentiram. As mesmas agências de notícias não deram a menor ênfase sobre o ataque dos Estados Unidos a um hospital no Iraque, que deixou dezenas de mortos e feridos. Multiplicam-se as mentiras descaradas sobre a Rússia e os russos, numa campanha sem precedentes, orquestrada desde Washington.
A última falsidade vem da Holanda, onde um suspeito relatório sobre a queda do vôo MH17, em 2014, sobre a Ucrânia, ocasionando a morte de 298 pessoas, teria sido derrubado por um míssil disparado a partir da Rússia ou da área onde atuam os rebeldes pró Rússia que ocupam a região do Donbass, na Ucrânia. A empresa fabricante de armas, Almaz-Antey, da Rússia, contesta o relatório e afirma que o Boeing 777 foi abatido a partir da Ucrânia, e por forças de Kiev.
“Nós provamos que o míssil antiaéreo que abateu o Boeing sobre a Ucrânia só podia ter sido um míssil 9M38 do complexo Buk, lançado a partir dos arredores da povoação de Zaroshenskoye (controlada pelo exército ucraniano). O último míssil deste tipo foi produzido na União Soviética em 1986.” A empresa alegou que se o míssil tivesse sido disparado de Snezshnoe (onde estavam os insurgentes) não poderia atingir o lado esquerdo da asa, onde ocorreu o impacto.
E não haveria razão para os rebeldes de Donbass lançarem um míssil contra um avião de passageiros. No entanto, o governo fascista da Ucrânia, inimiga declarada da Rússia, ficaria muito satisfeito se o míssil tivesse atingido o avião onde viajava Vladimir Putin. Ocorre que o presidente da Rússia voltava de uma reunião do BRICS, na América Latina, seguida de visitas a diversos países, como Cuba, Venezuela, Colômbia, Nicarágua e Argentina. A viagem de Putin durou de 11 a 16 de julho de 2014. No dia 17, ele voltava para a Rússia e no dia 17 o Boeing da Malaysia Airlines foi atingido por um míssil. Não é improvável que os ucranianos tenham errado o alvo, baseados em informações equivocadas. O assassinato de Putin poderia provocar uma guerra na Ucrânia, atraindo as forças da OTAN e dos Estados Unidos.
Muitos soldados dos Estados Unidos e de outros países da OTAN já estão na Ucrânia ” e também na Eslovênia, na Lituânia, na Polônia, na Geórgia, na Moldávia… A idéia é desencadear uma guerra nas fronteiras da Rússia, seja através da Ucrânia ou de outro país limítrofe. A Rússia preferiu outra estratégia. Em contínuas manobras, durante este ano tem posicionado satisfatoriamente as suas frotas nos mares e oceanos, avança com novas bases através do Ártico, possui uma força aérea respeitada e o seu exército é um dos mais bem equipados do mundo. Sem contar as armas nucleares, com mísseis de ogivas múltiplas.
A Rússia resolveu se antecipar, desafiar o império. Preferiu uma estratégia quase oposta a da União Soviética que, assediada pela China por um lado e pelas forças da OTAN pelo outro, optou pelo defensivismo que levou à derrota e desintegração. Ao escolher a Síria como campo de batalha inicial, a Rússia se expõe e confronta o inimigo não declarado, que tem na Turquia, em Incirlik, a maior base aérea do Oriente Médio. Por seu lado, a Rússia reativou a sua base de Tortus, na Síria, e dali partem os ataques ao Estado Islâmico e outros grupos terroristas que combatem o governo sírio. Tortus está protegida pela frota russa do Mediterrâneo, navios e submarinos que a partir dali podem atingir, com seus mísseis, não só a Turquia como toda a Europa.
Mas, ao contrário da OTAN e dos Estados Unidos, que usam a estratégia do caos ao armar grupos terroristas para tornar o Oriente Médio “terra de ninguém” que poderia ser ocupada pelos países ocidentais sob o pretexto de “redemocratização”, o governo russo combate seriamente o terrorismo e aceita correr o risco de um confronto com a OTAN, se for inevitável.
Os bombardeios da força aérea russa tem se mostrado extremamente eficientes e já destruíram mais de 500 alvos terroristas. Porém, no dia 7 de outubro, navios da Rússia lançaram 26 mísseis de cruzeiro desde o Mar Cáspio, sobre os territórios do Irã e do Iraque, atingindo 11 postos de comando do Estado Islâmico na Síria, com uma margem de erro calculada em 5 metros. O mundo ficou espantado. Por que razão os russos estariam lançando mísseis de tão longe, se poderiam atingir o Estado Islâmico e outros grupos terroristas com a sua aviação?
Aparentemente, um aviso. Poucos dias antes a OTAN fizera uma reunião de emergência: aviões russos teriam entrado no espaço aéreo da Turquia por alguns minutos. O governo russo se desculpou, dizendo que tinha sido um engano, mas a mídia ocidental foi atiçada para fazer extensas matérias contra a Rússia. Tipicamente, uma manobra de preparação das massas para aceitarem a provável guerra contra a Rússia. Então, a Rússia mostrou a sua força ao lançar os seus mísseis de cruzeiro, como a dizer que poderia atingir qualquer alvo inimigo de grandes distâncias.
Em caso de derrota na Síria e no Iraque, tentarão os Estados Unidos e OTAN reagrupar os seus mercenários em países como Arábia Saudita, Jordânia, Turquia e Afeganistão. No entanto, a Arábia Saudita enfrenta uma guerra desgastante contra o povo do Yêmen; a Turquia ataca os curdos ao fingir atacar o Estado Islâmico e o Afeganistão é terra do Talibã, que não desejará dividir o seu país com o Estado Islâmico. A Jordânia, que é aliada da França, do Reino Unido e dos Estados Unidos, dificilmente aceitaria tornar-se um ninho de terroristas.
Resta à OTAN a busca da paz através da colaboração com a Rússia no combate ao terrorismo, ou o enfrentamento. Sabe-se que a OTAN não é exatamente uma organização humanitária e os Estados Unidos são um país terrorista que espalha golpes de Estado e alimenta mercenários. OTAN e Estados Unidos não aceitam um mundo bipolar, ou multipolar, não aceitam a autodeterminação dos povos e certamente partirão para a briga. De início, fingindo combater o terrorismo, enquanto preparam as suas forças, na tentativa de um golpe para destruir a Rússia ” que deverá partir, com certeza, da base aérea de Incirlik. Esperemos que ainda haja um mínimo de lucidez na mente de Barack Obama e que a guerra seja evitada.
  Autor:   Fausto Brignol


  Mais notícias da seção Geral no caderno OPINIÃO
10/01/2016 – Geral – A RÚSSIA EM XEQUE
No entanto, na sua ânsia de se mostrar amiga, muito amiga dos demais países capitalistas, desejando somente algumas fatias do bolo mundial (em troca, a Síria?) a Rússia corre o perigo de se tornar suspeita de fazer um jogo duplo. Aliás, jogo duplo faz parte do treinamento de espiões e Vladimir Putin foi coronel da KGB soviética. Logo após a inst…
20/10/2015 – Geral – FRANCISCO, O MIDIÁTICO APÓSTATA
– Oração e adoração numa mesquita. O Papa Francisco realizou o que classificou de “adoração silenciosa” numa mesquita de Istambul. Portanto, adorou a Alá. Em 2006, Bento XVI apenas visitou uma mesquita, sem rezar ou “adorar”. Foi uma apostasia pública do Papa Francisco.- Para Bergoglio, o Bem e o Mal são relativos: “Cada um de nós tem uma visão do …
19/04/2015 – Geral – A GUERRA TERMONUCLEAR COMO POSSIBILIDADE REAL – The Saker
Já há muito queria entrevistar Paul Craig Roberts. Durante muitos anos acompanhei seus escritos e entrevistas e sempre que o lia esperava ter um dia o privilégio de entrevistá-lo acerca da natureza do estado profundo dos EUA e do Império. Recentemente, enviei-lhe um email e pedi-lhe uma entrevista e, muito gentilmente, ele concordou. Fico-lhe muito…
10/01/2015 – Geral – O ATENTADO AO CHARLIE HEBDO E A ISLAMOFOBIA – Fausto Brignol
“A mesma mídia hipócrita convoca passeatas em protesto contra a “liberdade de expressão” devido ao ataque ao “Charlie Hebdo”, jornal que sempre atacou a liberdade religiosa de expressão e atende aos anseios do sionismo internacional. Curiosamente, essa mesma imprensa rotula o “Charlie Hebdo” de jornal de extrema-esquerda, mesmo que ela faça o jogo …
10/01/2015 – Geral – NÃO SOU CHARLIE – THE SAKER
Por tudo isso, não: definitivamente NÃO SOU Charlie hoje, e estou enojado além do que consigo escrever, ao ver o show obsceno de “solidariedade” tão fajuta quanto “correta”, a um grupo de “esquerdinhas-caviar”, que ganhavam dinheiro cuspindo e ensinando a cuspir na alma de bilhões de pessoas, e cometeram a temeridade de desafiar aquelas pessoas a r…
17/09/2014 – Geral – MARINA SILVA E A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – Fausto Brignol
“E no dia 13 de agosto morre Eduardo Campos, em provável acidente de aviação. Ele tinha 49 anos e 4+9 = 13. Até agora não se sabe a causa da queda do avião e alguns afirmam que ele estava em chamas no momento da arremetida. A caixa preta foi encontrada, mas, estranhamente, não tinha gravado nada. A Teoria da Conspiração afirma que a morte de Eduard…
17/09/2014 – Geral – AddThis Social Bookmark Button A ALIANÇA ENTRE ISRAEL E O FUNDAMENTALISMO RELIGIOSO ATRASADO E FASCISTA DO BRASIL ESTÁ MAIS FIRME QUE NUNCA!
“A Igreja Universal do Reino de Deus sempre gostou dos mármores, dos dourados, da grandiosidade do espetáculo. Quando plantou sua imensa catedral no depauperado bairro de Santo Amaro, distrito destroçado pela recessão e desindustrialização dos anos 1990, assentou um modelo monumental, rico, suntuoso e ostentatório de arquitetura e decoração religio…
09/04/2014 – Geral – PARA QUE PRECISAMOS DOS ESTADOS UNIDOS? – Fiódor Lukianov, cientista político
“Os políticos ocidentais compreendem que a Rússia decidiu, pela primeira vez, agir como achou necessário, sem deixar espaço para compromissos com a Europa e os Estados Unidos. O que se passa é que a questão da Ucrânia é de tal modo relevante que Moscou não está para reverências. No Ocidente, se desacostumaram com isso e tentam agora fazer a Rússia …
09/04/2014 – Geral – PEGA LADRÃO! – Aleksander Medvedovsky
“Notícias não verdadeiras publicadas na mídia ocidental sobre a questão ucraniana, de tanto serem repetidas, tornam-se “verídicas”, e transformam-se em “fatos” sobre os quais se forma a opinião ” de boa ou má-fé, e inteiramente afastada da realidade “, que a imprensa brasileira passa ao seu público. Assim, os editoriais alarmistas nos grandes jorna…
24/01/2014 – Geral – DE RAMBOUILLET A MONTREUX: O CINISMO DA ONU
A Conferência de Montreux, na Suíça, para tratar da paz na Síria é outra das grandes mentiras da ONU, uma organização que cada vez mais perde a credibilidade, agindo como uma velha e rica prostituta que compra um título de nobreza para adquirir respeitabilidade. A ONU foi criada para defender os interesses dos Estados Unidos e dos países vencedores…
19/01/2014 – Geral – Mandela morreu. Por que ocultar a verdade sobre o apartheid? – Fidel Castro
“As revoluções sociais abalavam os alicerces da velha ordem. Os povoadores do planeta, em 1960, atingiam já os três bilhões de habitantes. Analogamente cresceu o poder das grandes empresas multinacionais, quase todas nas mãos dos Estados Unidos, cuja moeda, apoiada no monopólio do ouro e na indústria intata pela distância dos fronts de batalha, apr…
03/01/2014 – Geral – PRISIONEIROS DE EXCEÇÃO
Agora estão na cadeia e dizem que isso é devido a um julgamento de exceção; consideram-se presos políticos. Na verdade, são políticos presos. Políticos que ajudaram a fundar o PT, que tem como missão principal destruir os movimentos de esquerda no Brasil, aliar-se ao império norte-americano e promover o modelo neoliberal com laivos de assistenciali…
16/07/2013 – Geral – HIPÓCRATES E OS HIPÓCRITAS – Rodolpho Motta Lima
Tudo isso vale ser discutido, mas sem hipocrisia. Se uma comunidade não tem sequer um médico, é melhor que tenha pelo menos um… E que, com ele, venham também os suportes, que, aliás, o Governo admite suprir com o programa proposto. O que não se pode é conviver com a precariedade atual, questionada nas ruas do país. Outra alegação hipócrita tem a…
23/05/2013 – Geral – DE ONDE VEM AS ARMAS QUE DISPARAM NA SÍRIA? – DMITRI BABICH
Resta saber, contudo, como o auxílio prestado aos fanáticos sunitas e aos terroristas, que ostentam o canibalismo perante as câmaras, combina na Europa e nos EUA com as conversas sobre os direitos do homem e a democracia. De notar que tais incongruências se iniciaram ainda no período em que a OTAN apoiava os extremistas islâmicos no Kosovo. O Figar…
10/05/2013 – Geral – DA GEOPOLÍTICA DO PETRÓLEO PARA A DO GÁS – Imad Fawzi Shueibi
A revelação do segredo do gás sírio dá uma idéia da importância do que está realmente em jogo. Quem tenha o controle da Síria poderá controlar o Médio Oriente. E a partir da Síria, portão da Ásia, terá em suas mãos a chave da Rússia e, também, da China, através da “Rota da Seda”, assim você poderá dominar o mundo neste século, já que é o século do…
08/05/2013 – Geral – CRISE? QUE CRISE? BOMBARDEIEM A SÍRIA! – Pepe Escobar (de Paris), Asia Times Online
Em seguida, veio o chamado “pacote de dois”, adotado semana passada pelo Parlamento Europeu: duas regras, segundo as quais os estados devem submeter suas previsões de orçamento à CE, antes mesmo de submetê-las aos Parlamentos nacionais. Resumo da ópera: as “democracias” européias não têm qualquer poder (poder-zero) para decidir sobre as políticas c…
11/04/2013 – Geral – EUROPA JÁ CONFISCA POUPANÇAS – por Hugo R C Souza
Desta forma, os “ajustes” fiscais, arrochos salariais, supressão de direitos trabalhistas do dia para a noite, privatizações levadas a cabo às pressas, enfim, toda a gama de medidas antipovo e pró-capital levadas às últimas consequências têm sido implementadas no seio da Europa afundada na chamada “crise da dívida pública”, não obstante a altiva e …
11/04/2013 – Geral – OBAMA QUER DESTRUIR A CORÉIA DO NORTE – Gregory Elich
Curiosamente, no mesmo dia em que a Coreia do Norte lançou o seu satélite para o espaço, a Índia, outra potência nuclear, testou o disparo de um míssil balístico sem que responsáveis americanos expressassem uma queixa. [7] Os Estados Unidos não estão faltos de engenheiros aeroespaciais e responsáveis dos EUA certamente estavam consciente de que o l…
18/07/2012 – Geral – OS MENSALÕES
Acostumamo-nos com a mentira e com a corrupção e delas rimos, porque as lágrimas já secaram, devido à inevitável raiva que ruboriza os mais crédulos e crentes nos carinhos do Estado. Estamos cada vez mais acostumados com o “dar em nada” das CPIs, com os julgamentos vazios de corruptos que se tornam famosos pela sua qualidade de corromper a todos ” …
02/11/2011 – Geral – ACAMPA SAMPA/OCUPA SAMPA – Marcio Moretto Ribeiro
“Algumas vezes somos confundidos com movimentos direitistas contra a corrupção. Evidentemente que somos contra corrupção, mas esse tema nem surge em nossos manifestos ou meios de divulgação. Quando gritamos “Não nos representam!” não é que um ou outro político não nos representa, mas que o sistema político não é capaz de nos representar. Soma-se a …
11/08/2011 – Geral – A LIMPEZA DE DILMA E O QUE SE ESCONDE SOB O TAPETE – Elaine Tavares
“Passado um semestre do governo da nova presidenta, seguimos vendo a mídia fazer seu papel “neutral”. Diante da crise de corrupção generalizada dentro do governo, lá estão os âncoras das grandes redes a louvar a capacidade de “faxina” de Dilma Roussef. A mulher não tem medo de assumir seu posto de mando e está conseguindo garantir a ética e a retid…
30/03/2011 – Geral – DEVERIAM SER PRESOS
“O que significa um manifesto como este, justamente quando o povo começa a acreditar que vive em uma democracia? Que as Forças Armadas prosseguem no seu processo de elitização; que o governo é apenas um apêndice, uma excrescência a ser tolerada, desde que se comporte bem e continue obedecendo as suas ordens; que os militares nada temem e que poderã…
20/02/2011 – Geral – POLÍTICA DE DESVALORIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO
Em 2007, Lula e as Centrais Sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CGT etc.) fecharam um acordo para o reajuste do salário mínimo para aquele ano e os posteriores. O acordo prevê que o reajuste anual do salário mínimo a partir daquele momento seria a soma do índice da inflação do ano anterior mais a variação do PIB (Produto Interno Bruto) dos dois an…
27/11/2010 – Geral – TRÁFICO É PRETEXTO PARA INTERVENÇÃO MILITAR
É com esse argumento que a polícia sistematicamente provoca inúmeros massacres nas favelas, realizando “operações” nas quais o alvo é qualquer um que esteja no caminho e que frequentemente acabam com uma enorme quantidade de mortos entre os trabalhadores que vivem ali. Até porque não há a intenção de acabar com o tráfico, mas apenas de controlar os…
26/11/2010 – Geral – DESRATIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
“É claro que a preocupação das autoridades não é com o vício. Este é um país de viciados. Os que não fumam, bebem; os que não bebem, cheiram. E há os que fazem tudo isso. Esta não é a questão. Os viciados continuarão fumando, bebendo e cheirando. E se matando a seu bel-prazer. O que está incluso na invasão das favelas do Rio é a disputa por territó…
17/11/2010 – Geral – GUERRA CAMBIAL EXPÕE MAIS UM CAPÍTULO DA CRISE ECONÔMICA – Diego Cruz
“Isso acontece porque o Brasil virou rota preferencial dos especuladores internacionais, atraídos por uma das maiores taxas de juros do mundo. O especulador toma dinheiro emprestado lá fora e investe aqui, com uma rentabilidade de 100% ao ano sem ao menos se mexer. Depois da África do Sul e da Austrália, o Brasil é o país preferido pelos especulado…
16/11/2010 – Geral – COBAIAS E RATOS – Raul Fitipaldi
“De fato, os veículos de incomunicação aliados à Sociedade Interamericana de Imprensa não repercutiram as ações criminosas dos EUA, nem a dos anos 50 nem a atual. Para as oligarquias detentoras dos monopólios de comunicação e somos apenas mão de obra barata e consumidores, no melhor dos casos. Se não atingimos esse patamar, é razoável que o “venerá…
11/11/2010 – Geral – SOBRE A MORTE DE NÉSTOR KIRCHNER
“A repentina morte de Néstor Kirchner provocou uma ampla demonstração de dor por parte de setores operários e populares que identificam o ex-presidente com a redução do desemprego e com uma série de medidas como os novos julgamentos ou a abolição das leis de perdão aos militares genocidas, a re-nacionalização da empresa aérea Aerolíneas, da AFJP (f…
05/11/2010 – Geral – A FESTA DOS IGUAIS
“(…)Mas os dois compartilham os mesmo segredos, dormem no mesmo quarto e amam a mesma mulher, que se chama Burguesia. Há uma rivalidade natural, o que é apenas coisa de irmãos. Agora que o PT garantiu a sua continuidade no poder, com a vitória de Dilma e maioria de sua coligação no Congresso, o PSDB está reclamando a sua parte em altos brados. Ob…
05/11/2010 – Geral – OS NORDESTINOS SÃO UMA RAÇA?
“Agora mesmo, a Dilma está prometendo mundos e fundos para o Nordeste. É dando que se recebe; uma mão lava a outra. E ele, o povo pobre e ignorante, acredita. Pensa que emprego e vida melhor cai do Céu por ordem do ou da Presidente. Ou porque o padre Cícero vai ajudar. Acostumaram-se com isso. Com essa atitude passiva, crente, sempre esperando ajud…



Capa |  CULTURA  |  HISTÓRIA  |  OPINIÃO  |  TOQUES
Busca em

  
355 Notícias