| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

URBANO EM REDE
Desde: 02/05/2011      Publicadas: 145      Atualização: 13/03/2019

Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar


 Cantinho do aluno

  20/12/2016
  0 comentário(s)


Capitalistas da Educação

Reflexões do aluno Gustavo Soares do Vale, 2º ano A do ensino médio, acerca da realidade da educação superior no Brasil.

Capitalistas da Educação
Inevitavelmente, para entendermos melhor o inescrupuloso déficit no ensino superior público, teremos de abordar os diversos fatores que contribuem para sua existência. Vai do micro ao macro. Do senso comum à pura erudição. De uma forma simples e objetiva, compreenderemos facilmente isso.

Fato é que, nossa elite mesquinha não quer, de forma alguma, ver o Brasil como uma superpotência tão cedo, portanto mistura Demagogia e Oclocracia; a primeira diz respeito às falsas promessas, ao papo furado, ou seja, a falácia; o segundo diz respeito à população que engole em seco a Demagogia, elegendo os piores candidatos possíveis. Quando podem vão além, sem ressentimento algum, dão golpes de Estado e tentam instaurar em nossa pátria políticas de exceção, é uma austeridade sem fim. Às vezes me pergunto, por que César Lattes não ganhou o Prêmio Nobel? Só quero dizer que, decerto, contribuem para que o desenvolvimento tecnológico e científico em nosso país não se intensifique, pois, indiscutivelmente, eles existem.

Vimos o “macro” da questão, alguns esfarrapados e históricos truques provenientes do descarado elitismo. Agora veremos, rapidamente, o “micro” da questão. Esse é alimentado por nós mesmos, mistificamos e endeusamos as universidades públicas, muitas vezes, em um mau sentido, dizemos que para adentrarmos nelas é absolutamente “impossível”, pois “é coisa de burguês”, deturpamos e nos conformamos, pior que isso, temos orgulho disso. Ora, estudar em Colégio (no ensino fundamental e médio) com a consciência de que não deveria ser assim, que você é um simples refém do sucateamento imposto pelo Estado nas escolas públicas, e que está, desesperadamente, buscando uma educação de qualidade, é mais que válido; em contrapartida, se comprazer com isso, se orgulhar, esbanjar e demonstrar com veemência, não é só inválido, é desumano, é covardia, é o típico e medíocre pensamento individualista brasileiro.

O Relatório de Gestão do Exercício de 2015 da reitoria da Universidade Federal de São Paulo demonstra que, no Brasil, apenas 27% dos alunos no ensino superior residem em universidades públicas. Isso demonstra que não só temos que ter a conscientização de que a Educação não é mercadoria, como devemos lutar para a construção de cada vez mais, e mais universidades públicas.

Enfim, você já ouviu falar que “privatização é igual a corrupção?” Não restam dúvidas, à Economia de Mercado e o neoliberalismo só é bom para os mais abastados financeiramente, eles gostam dela, pois sem a fiscalização do Estado ” está aí o grande catalisador das classes sociais ” desvios milionários podem ocorrer, como aquele em que o empresário Laodse Abreu Duarte fez, nos roubou 6,9 bilhões de reais. Pois é, quem vocês acham que são os Capitalistas da Educação?
  Autor:   Gustavo Soares do Vale


  Mais notícias da seção Construindo relações no caderno Cantinho do aluno
03/04/2018 – Construindo relações – Passeio Cultural do Grêmio Estudantil em Itaquera
Alunos do Grêmio Estudantil conheceram alguns pontos culturais de Itaquera – Confira o depoimento dos estudantes!…
01/08/2017 – Construindo relações – Reflexões de uma adolescente
Texto da aluna do 2º ano do Ensino Médio, Julia Regina e ilustrações do ex-aluno Lucas Rosa….
28/03/2017 – Construindo relações – Construindo o Poder Popular
Posicionamento dos estudantes do Ensino Médio – Período Noturno…
02/12/2016 – Construindo relações – Minha Experiência na Rádio “Jovens Legendários”
O alunos Matheus Izaías do 2º ano do Ensino Médio conta sobre sua experiência em participar da rádio escolar no ano de 2016….
16/06/2016 – Construindo relações – Seminário Internacional – Cidades e Territórios: Encontros e Fronteiras na Busca da Equidade
Artigo de opinião do aluno Gustavo Soares sobre sua participação, representando o grêmio estudantil, no Seminário em Comemoração aos 10 anos de atuação da Fundação Tide Setubal. …
17/05/2016 – Construindo relações – Segurança no bairro – Artigo de Opinião
No dia 12 de maio de 2016 a E.E. Reverendo Urbano de Oliveira Pinto sediou a reunião do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – de A. E. Carvalho.Convidamos alguns alunos a escreverem suas opiniões sobre o assunto. Confiram!…
30/09/2015 – Construindo relações – Definição a respeito de bullying: escolar e cyberbullying.
É uma ação de ordem mundial, praticada em qualquer local, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. …
18/05/2015 – Construindo relações – Lavar mãos corretamente para eveitar doenças incurávies.
Lave sempre as mão quando chegar da rua !!!…
26/05/2014 – Construindo relações – E.E Reverendo Urbano inova com ações para diminuir as evasões das sextas-feiras.
Projeto realizado por professores do período noturno somatizam as boas práticas pedagógicas, a qual com incentivo ao lúdico e as atividades motoras incentivam as artes musicais, plásticas, esporte e lazer….
19/06/2013 – Construindo relações – III ENCONTRO REFLORA URBANO ENO TREE PLATYNG DAY – BRASIL / FILÂNDIA – PROJETO DE REFLORESTAMENTO EM SÃO PAULO – CAPITAL NO DIA 19 DE JUNHO DE 2013.
PROJETO HÍBRIDO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISA COMO MOTOR PROPULSOR O REFLORESTAMENTO DO AMBIENTE ESCOLAR URBANO, TAL COMO A INTERTEXTUALIDADE NO ESPAÇO NATURAL PARA A DISCUSSÃO DE TEMÁTICAS EXTRACURRICULARES JUNTO AOS DISCENTES.NESTA TERCEIRA EDIÇÃO REALIZADA NAS DEPENDÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA ESCOLAR E.E. REVERENDO URBANO DE OLIVEIRA PINTO, PRO…
31/10/2012 – Construindo relações – 18 de MAIO PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES..
.PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES….
02/12/2011 – Construindo relações – APRENDA A ANDAR DE SALTO.
ORIENTAÇÕES PARA MENINAS APRENDEREM A ANDAR DE SAPATO COM SALTO ALTO….
19/08/2011 – Construindo relações – COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE.
A dia do folclore na “E.E. REVERENDO URBANO FOI UM SUCESSO”….



Capa |  Bloguistas  |  Cantinho do aluno  |  Cantinho do professor  |  Escola da Família  |  Esportes  |  Projetos  |  Urbano no ar
Busca em

  
355 Notícias