
Inevitavelmente, para entendermos melhor o inescrupuloso déficit no ensino superior público, teremos de abordar os diversos fatores que contribuem para sua existência. Vai do micro ao macro. Do senso comum à pura erudição. De uma forma simples e objetiva, compreenderemos facilmente isso.
Fato é que, nossa elite mesquinha não quer, de forma alguma, ver o Brasil como uma superpotência tão cedo, portanto mistura Demagogia e Oclocracia; a primeira diz respeito às falsas promessas, ao papo furado, ou seja, a falácia; o segundo diz respeito à população que engole em seco a Demagogia, elegendo os piores candidatos possíveis. Quando podem vão além, sem ressentimento algum, dão golpes de Estado e tentam instaurar em nossa pátria políticas de exceção, é uma austeridade sem fim. Às vezes me pergunto, por que César Lattes não ganhou o Prêmio Nobel? Só quero dizer que, decerto, contribuem para que o desenvolvimento tecnológico e científico em nosso país não se intensifique, pois, indiscutivelmente, eles existem.
Vimos o “macro” da questão, alguns esfarrapados e históricos truques provenientes do descarado elitismo. Agora veremos, rapidamente, o “micro” da questão. Esse é alimentado por nós mesmos, mistificamos e endeusamos as universidades públicas, muitas vezes, em um mau sentido, dizemos que para adentrarmos nelas é absolutamente “impossível”, pois “é coisa de burguês”, deturpamos e nos conformamos, pior que isso, temos orgulho disso. Ora, estudar em Colégio (no ensino fundamental e médio) com a consciência de que não deveria ser assim, que você é um simples refém do sucateamento imposto pelo Estado nas escolas públicas, e que está, desesperadamente, buscando uma educação de qualidade, é mais que válido; em contrapartida, se comprazer com isso, se orgulhar, esbanjar e demonstrar com veemência, não é só inválido, é desumano, é covardia, é o típico e medíocre pensamento individualista brasileiro.
O Relatório de Gestão do Exercício de 2015 da reitoria da Universidade Federal de São Paulo demonstra que, no Brasil, apenas 27% dos alunos no ensino superior residem em universidades públicas. Isso demonstra que não só temos que ter a conscientização de que a Educação não é mercadoria, como devemos lutar para a construção de cada vez mais, e mais universidades públicas.
Enfim, você já ouviu falar que “privatização é igual a corrupção?” Não restam dúvidas, à Economia de Mercado e o neoliberalismo só é bom para os mais abastados financeiramente, eles gostam dela, pois sem a fiscalização do Estado ” está aí o grande catalisador das classes sociais ” desvios milionários podem ocorrer, como aquele em que o empresário Laodse Abreu Duarte fez, nos roubou 6,9 bilhões de reais. Pois é, quem vocês acham que são os Capitalistas da Educação?
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