| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Edgar Santos
Desde: 13/06/2002      Publicadas: 87      Atualização: 01/09/2018

Capa |  ARTE & CINEMA  |  BASTIDORES DA FAMA  |  CULTURA  |  DESTAQUE FASHION  |  DESTAQUE NEWS  |  ESPORTE  |  GENTE DE SUCESSO  |  LITERATURA  |  MOMENTO GOSPEL  |  MULHER @ BELEZA . COM  |  NOTÍCIAS DA HORA  |  REDAÇÃO  |  TURISMO


 TURISMO

  12/04/2015
  0 comentário(s)


CADERNO DE TURISMO – As estrelas do Alentejo

Rica em história e em tradições, a encantadora região situada no coração de Portugal abriga ainda o céu mais bonito do planeta.

CADERNO DE TURISMO - As estrelas do Alentejo
Viajar para o Alentejo é muito mais do que conhecer um pouco sobre as tradições, a história e a cultura de Portugal. É também literalmente observar um dos pedacinhos de céu mais bonitos do planeta, segundo a Unesco e a Organização Mundial de Turismo (OMT).
Recentemente, as duas entidades certificaram algumas cidades com o Starlight Tourism Destination, elegendo as melhores vistas noturnas do planeta. Com um céu repleto de estrelas cadentes, Alqueva, na região do Alentejo, consagrou-se como o primeiro destino indicado.
Batizada com o nome oficial de Freguesia de Alqueva, a região tem seu ponto forte no turismo ecológico, oferecendo diversas opções de hospedagem nas propriedades rurais e nos hotéis que abriga. Se você pretende passar uns dias por lá, a dica é consultar o site www.roteirodoalqueva.com, que reúne endereços de restaurantes e de hospedagens na região, além de suas atrações turísticas.
Quanto a essas últimas, os passeios de barco são outra das principais estrelas do lugar. Então, o que acha de embarcar em um deles e fazer um tour na Barreira de Alqueva, o maior lago artificial da Europa. Com 250 quilômetros quadrados e mais de 1.100 quilômetros de margens, abrange cinco concelhos do Alentejo: Portel, Moura, Reguengos de Monsaraz, Mourão e Alandroal, além dos municípios de Olivença, Cheles, Alconchel e Villanueva del Fresno.
Se você ficou interessado, saiba que os barcos partem diariamente da Marina da Amieira e dos cais da Barragem e de Reguengos de Monsaraz. Os diferentes tipos de embarcação ” a motor e à vela, pequenos e até os com capacidade para 120 pessoas ” fazem diferentes trajetos ao longo da barragem. Há variadas opções de passeios, desde os de curta duração até os cruzeiros de várias horas com parada em uma das aldeias ribeirinhas do Alqueva.
Terra de pastores ” Aldeias e vilarejos de simpáticas casinhas são o que não faltam nesse cantinho de terra. Situado no centro-sul do país, o Alentejo, na realidade, compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, a metade sul do distrito de Setubal e parte do distrito de Santarém, sendo assim a maior região de Portugal.
Em função de seu tamanho, o governo português dividiu a província em Alto Alentejo no norte (capital: Évora) e Baixo Alentejo no sul (capital: Beja). Paradoxalmente, a região é a menos povoada de Portugal.
Predominantemente habitada por pastores e camponeses, o Alentejo é o maior produtor de cortiça do mundo. Curioso saber que a cortiça é uma casca que somente pode ser extraída do sobreiro (Quercus súber) uma vez a cada nove anos, período em que a árvore permanece sem ser descortiçada.
Se você estiver viajando pelo Alentejo de carro rapidamente vai notar as planícies ora recobertas por incontáveis sobreiros, ora tingidas por infinitos campos de trigo. Aqui e ali também vai se deparar com as intrigantes casas de minúsculas janelas, assim construídas para manter o frescor nos quentes dias verão e o calor no frio do inverno.
História ” O céu não é a única estrela do Alentejo. Desenhada por paisagens naturais estonteantes, a região oferece atrações para todos os gostos, desde roteiros que revivem a história até os feitos sob medida para os seguidores de Bacco e para os amantes de um bom prato.
Se o assunto é história, o Alentejo reúne incontáveis testemunhas da presença de diferentes civilizações em Portugal. São castelos, monumentos, ruínas e vestígios romanos e de confrontos com mouros e com outros povos que invadiram o país.
Declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Évora é um endereço obrigatório para quem gosta de história. Abriga a ruína com colunas coríntias do século I do Templo Romano, a Catedral de Santa Maria, a Igreja de São José e a Capela dos Ossos, o Palácio Dom Manuel e a Ermida de São Brás, entre muitas outras antigas edificações.
Não é só. Subindo a Serra de São Mamede até Marvão, um castelo construído em 1299 exibe uma fortaleza de lindas muralhas. Já em Elvas fica o Aqueduto da Amoreira, com sete quilômetros de extensão.
Pão & Vinho ” Para os amantes de vinho, o Alentejo oferece diversos programas, desde visitar a Enoteca e o Museu do Vinho de Redondo até conhecer algumas das mais de 250 vinícolas da região. Se essa é a sua intenção, o site da Associação Rota dos Vinhos do Alentejo (www.vinhosdoalentejo.pt) pode ser útil, indicando a localização e o caminho das propriedades onde você pode provar excelentes vinhos.
Beber combina com comer. E a gastronomia é um capítulo à parte do Alentejo. Riquíssima em sabores e paladares, sempre esteve ligada aos produtos do campo e baseia-se na trilogia pão, azeite e ervas aromáticas.
O pão é o eterno acompanhante de todos os petiscos e pratos principais. Também está presente nas típicas sopas da região, como as sopas de peixes, por exemplo. É ainda o principal protagonista das migas, um prato típico da Península Ibérica, cuja receita combina pão duro com bacalhau ou com carne de porco. As migas também podem ser de tomate, de couve-flor e de aspargos verde…
Quanto ao azeite, faz toda a diferença na hora do preparo dos pratos. No Alentejo, você vai perceber o que é significa saborear refeições preparadas com azeite virgem. O azeite alentejano é um dos melhores do mundo.
Já as ervas aromáticas ” os coentros, poejos, a hortelã, a segurelha, o tomilho, o orégano e o louro ” são os astros da gastronomia local. Juntos, pão, azeite e ervas enriquecem os pratos típicos da região, como os preparados com carne de porco, legumes, peixes e frutos do mar.
O Alentejo é único, porém diverso. É atlântico e mediterrâneo, serra e planície, costa e interior, rios e mar. Sua gastronomia é um reflexo disso tudo. Preciso dizer mais? Informações: www.turismodoalentejo.com.br


  Mais notícias da seção DICAS DE VIAGEM no caderno TURISMO
01/09/2018 – DICAS DE VIAGEM – Outono na italianísssima Emília Romanha
Conhecer a região situada ao Norte de Roma é viver um turbilhão de emoções. Neste pedacinho de terra fértil da Itália, passado e presente se misturam e convivem ao lado de bucólicas paisagens, cores e sabores somente ali encontrados.By Fabíola Musarra…
19/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – Salta – Entre o ritmo das peñas e as emoções nas alturas
A 1.187 m de altura acima do nível do mar, a província argentina concilia o pulsante charme de sua capital ao alegre ritmo das peñas e a idílicas aventuras pelos Andes. Por Fabíola Musarra…
04/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – A Alemanha sob duas rodas
Duramente bombardeadas na Segunda Guerra, Berlim, Potsdam e Dresden ainda agora estão sendo reconstruídas. Vibrantes, as três cidades alemãs são planas e escondem inúmeros tesouros históricos e culturais. Vale a pena desvendá-los de bike, numa aventura inesquecível. Por Fabíola Musarra …
01/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – As “praias” quentes do cerrado
Em pleno Planalto Central, Caldas Novas e Rio Quente abrigam o maior complexo de águas termais do planeta. Com paradisíacas “praias” de areias brancas, as duas cidades goianas são um paraíso para quem quer se aventurar em águas translúcidas e naturalmente quentinhas.Por Fabíola Musarra…
11/10/2014 – DICAS DE VIAGEM – CADERNO DE TURISMO – PATAGÔNIA NORTE: AVENTURA NA PROVÍNCIA CHILENA DE AYSÉN
Rios e lagos de intenso turquesa, parques e reservas naturais e vales verdinhos, a região de Aysén, no norte da Patagônia chilena, abriga ainda glaciares milenares e surpreende por sua exótica beleza selvagem.Por Fabíola Musarra Foto de Jaime Borquez…
07/09/2014 – DICAS DE VIAGEM – CADERNO DE TURISMO – AROMAS E SABORES DA BORGONHA
Situada a duas horas e meia de Paris, a região francesa é referência quando o assunto é vinho. Seu solo concentra dezenas de vinícolas produtoras de uma prestigiada carta de vinhos. Por Fabíola Musarra…
03/09/2014 – DICAS DE VIAGEM – CADERNO DE TURISMO – DEZ APLICATIVOS PARA AJUDAR NA VIAGEM
Extremamente úteis nas viagens, os smartphones e tablets “ganham” a cada dia novos aplicativos para ajudar o viajante a se virar em território desconhecido. Por Fabíola Musarra…
08/08/2014 – DICAS DE VIAGEM – Festa do Peão de Barretos já tem suas primeiras atrações
A programação do evento este ano inclui estrelas, como as duplas Chitãozinho & Xororó, Milionário & José Rico, Victor & Leo e Bruno & Marrone.Por Fabíola Musarra …
04/08/2014 – DICAS DE VIAGEM – Pelas águas do extremo norte
Situada na cidade de Grindavick, a 39 km da capital irlandesa de Rerykjavik, a Lagoa Azul atrai visitantes do mundo todo. Ali eles chegam em busca de suas águas. Quentes e ricas em sais minerais e em algas, elas são eficazes no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. Por Fabíola Musarra…
26/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – Caderno de Turismo – Um idílico paraíso chamado Lençóis Maranhenses
Situado no litoral oriental do Maranhão, o parque é um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares, sendo por isso mesmo o responsável por um dos mais incríveis espetáculos criados pela natureza:. Por Fabíola Musarra…
21/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – Alemanha – Em castelos de contos de fada
Roteiro explora os belos cenários da Estrada Romântica da Alemanha, com castelos medievais e muitas atrações. O tour termina em Munique, a alegre e animada capital da Bavária. Por Fabíola Musarra …
06/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – NAS TRILHAS DE TIRADENTES
Pequena e sedutora, a cidade mineira é um misto de história, cultura e de atividades para todos os gostos. Caminhar pelas suas ruas é entrar num roteiro rumo ao passado e testemunhar como viveram os inconfidentes, os negros e a sociedade brasileira nos séculos 18 e 19 – Por Fabíola Musarra…
06/06/2014 – DICAS DE VIAGEM – Entre a “paella”, o jerez e o flamenco
Pratos típicos regados a excelentes vinhos mais o prazer de conhecer algumas das capitais mais antigas de uma das regiões mais bonitas da Espanha, a Andaluzia, em um arrebatador passeio pelo universo do flamengo – Por Fabíola Musarra …
28/05/2014 – DICAS DE VIAGEM – PARA AQUECER O INVERNO
Com a aproximação do inverno, as cidades de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha (RS), são uma excelente opção para passar as férias de julho. Charmosas, conciliam graciosidade e gastronomia de primeira. Agora, as duas cidades estão com novidades que prometem agradar os turistas de todas as idades. Por Fabíola Musarra…
24/05/2014 – DICAS DE VIAGEM – Butão o reino mítico protegido pela Cordilheira do Himalaia
Protegido pela Cordilheira do Himalaia, entre a China e a Índia, o pequeno país da Ásia é um dos lugares mais isolados e resguardados do planeta e sua população ainda preserva o mítico estilo de vida baseado nas leis do budismo. Por Fabíola Musarra…



Capa |  ARTE & CINEMA  |  BASTIDORES DA FAMA  |  CULTURA  |  DESTAQUE FASHION  |  DESTAQUE NEWS  |  ESPORTE  |  GENTE DE SUCESSO  |  LITERATURA  |  MOMENTO GOSPEL  |  MULHER @ BELEZA . COM  |  NOTÍCIAS DA HORA  |  REDAÇÃO  |  TURISMO
Busca em

  
355 Notícias