
O reino do Butão é um destino tentador para qualquer um que goste de viajar. Protegido pela Cordilheira do Himalaia, entre a China e a Índia, o pequeno país da Ásia é um dos lugares mais isolados e resguardados do planeta e sua população ainda preserva o mítico estilo de vida baseado nas leis do budismo. Não é só. O Butão é um dos países mais felizes do mundo ” ali é adotado o Índice Nacional de Felicidade Bruta (INBF), que considera o grau de satisfação dos butaneses em relação à vida, e não Produto Interno Bruto (PIB), como na maioria dos países. Intrigante, não? Então, o que acha de viajar até lá e conhecer este mágico país?
A Terra Mundi está oferecendo um roteiro para quem deseja fazer uma imersão completa na cultura do Butão. Com saídas diárias, a viagem de sete dias e seis noites começa com a chegada no aeroporto butanês de Paro, de onde acontece um traslado para Thimphu, a 54 km, num caminho que segue o curso dos rios Pa Chu e Wang Chu.
Após a chegada e acomodação no hotel, o restante do dia é livre. Aqui vale um aviso: se o tempo estiver bom, sinta-se um privilegiado, pois o voo até Paro é considerado um dos mais bonitos do mundo, com vistas deslumbrantes sobre o Himalaia e picos, como o Everest, Kanchenjunga e Makalu.
Após o pernoite em Thimphu, saída para explorar o vale de mesmo nome, conhecendo um pouco do remoto reino no Himalaia onde a maioria da população vive em vilarejos ” o Butão somente começou a ser urbanizado no início dos anos 1960, quando a pequenina Thimphu foi proclamada a capital do país. Hoje, o ponto alto da cidade não se resume apenas à riqueza de museus e dos locais de interesse histórico, mas também ao seu pitoresco estilo arquitetônico.
Assim, este passeio prevê visitas ao Museu da Herança Folclórica, uma casa restaurada em meados do século 19, que dá uma ideia sobre o estilo de vida na região antigamente; ao Instituto de Zorig Chusum, mais conhecido como Escola de Pintura, cujo curso de formação de seis anos ensina sobre as 13 artes e ofícios tradicionais do Butão; e ao Memorial Chorten, uma construção que foi concebida por Jigme Dorji Wangchuck, o terceiro rei do país, para ser um monumento à paz mundial e à prosperidade. Concluído em 1974, após sua morte, é hoje um memorial àquele rei, considerado o pai do moderno Butão.
O tour inclui ainda visitas a um centro de tecelagem e a uma fábrica de papel artesanal para testemunhar os tradicionais processos de produção de tecidos e papéis. Encerrando o dia, visita à estátua de bronze do Buda Sakyamuni de 51,5 m, no topo da colina de Kuensel Phodrang. Retorno ao hotel para pernoite. Logo cedo, partida de Thimphu rumo a Punakha.
O trajeto de 2h30 de viagem e 76 km passa pelas altas montanhas de Dochu La Pass (a 3.050 m de altura) e proporciona a observação de incríveis paisagens. Punakha foi a capital do Butão até 1955, quando a sede do governo foi transferida para Thimphu. Após a acomodação na cidade, o resto do dia é livre. Se tiver disposição, faça uma caminhada de 1h30 pelos campos de arroz até o templo de Khamsum Yulley, no alto de uma colina, de onde se tem uma vista panorâmica do vale Mo Chu.
Na manhã seguinte, caminhada para explorar o vale Punakha e os vilarejos de Talo e Nobgang, a antiga casa das rainhas mães do Butão. As aldeias estão espalhadas ao longo de uma colina acima do vale de Punakha, a uma altitude de aproximadamente 2.800 m. Almoço e outra caminhada até a Aldeia de Yongu, num percurso repleto de trilhas, aldeias e monumentos históricos. O restante do dia é livre. Pernoite. Logo cedo, saída de Punakha com destino a Paro.
A seguir, caminhada por uma trilha até Rinpung Dzong, no alto de uma colina com vistas para o vale de Paro. Construído por Shabdrung Ngawang Namgyal em 1646, este Dzong hoje abriga o corpo de monges de Paro e os escritórios da administração civil. O resto do dia é livre para você curtir a cidade de seu jeito. Pernoite em Paro. Logo cedo, uma longa caminhada o aguarda.
O trajeto com duração aproximada de quatro a cinco horas conduz ao monastério Tiger”s Nest, o mais famoso do Butão, localizado ao lado de um penhasco de 900 m sobre o vale. O resto do dia é livre. Após pernoite em Paro, traslado ao aeroporto local para o voo de regresso.
O pacote inclui o aéreo Delhi ou Kathmandu/Paro/Delhi ou Kathmandu, seis noites de hospedagem com pensão completa, traslados de chegada e saída com guia em inglês, os tours previstos no roteiro com guia em inglês e assistência internacional. Custa a partir de US$ 2.931 por pessoa em apartamento duplo. Informações: Terra Mundi, www.terramundi.com.br, tel. (11) 3060-5821.
Mais notícias da seção
DICAS DE VIAGEM no caderno
TURISMO
01/09/2018 – DICAS DE VIAGEM – Outono na italianísssima Emília RomanhaConhecer a região situada ao Norte de Roma é viver um turbilhão de emoções. Neste pedacinho de terra fértil da Itália, passado e presente se misturam e convivem ao lado de bucólicas paisagens, cores e sabores somente ali encontrados.By Fabíola Musarra…
04/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – A Alemanha sob duas rodasDuramente bombardeadas na Segunda Guerra, Berlim, Potsdam e Dresden ainda agora estão sendo reconstruídas. Vibrantes, as três cidades alemãs são planas e escondem inúmeros tesouros históricos e culturais. Vale a pena desvendá-los de bike, numa aventura inesquecível. Por Fabíola Musarra …
01/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – As “praias” quentes do cerradoEm pleno Planalto Central, Caldas Novas e Rio Quente abrigam o maior complexo de águas termais do planeta. Com paradisíacas “praias” de areias brancas, as duas cidades goianas são um paraíso para quem quer se aventurar em águas translúcidas e naturalmente quentinhas.Por Fabíola Musarra…
04/08/2014 – DICAS DE VIAGEM – Pelas águas do extremo norteSituada na cidade de Grindavick, a 39 km da capital irlandesa de Rerykjavik, a Lagoa Azul atrai visitantes do mundo todo. Ali eles chegam em busca de suas águas. Quentes e ricas em sais minerais e em algas, elas são eficazes no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. Por Fabíola Musarra…
06/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – NAS TRILHAS DE TIRADENTES Pequena e sedutora, a cidade mineira é um misto de história, cultura e de atividades para todos os gostos. Caminhar pelas suas ruas é entrar num roteiro rumo ao passado e testemunhar como viveram os inconfidentes, os negros e a sociedade brasileira nos séculos 18 e 19 – Por Fabíola Musarra…
06/06/2014 – DICAS DE VIAGEM – Entre a “paella”, o jerez e o flamencoPratos típicos regados a excelentes vinhos mais o prazer de conhecer algumas das capitais mais antigas de uma das regiões mais bonitas da Espanha, a Andaluzia, em um arrebatador passeio pelo universo do flamengo – Por Fabíola Musarra …
28/05/2014 – DICAS DE VIAGEM – PARA AQUECER O INVERNOCom a aproximação do inverno, as cidades de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha (RS), são uma excelente opção para passar as férias de julho. Charmosas, conciliam graciosidade e gastronomia de primeira. Agora, as duas cidades estão com novidades que prometem agradar os turistas de todas as idades. Por Fabíola Musarra…