| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

flor futura
Desde: 04/11/2003      Publicadas: 68      Atualização: 28/11/2018

Capa |  Civilização  |  Criação  |  crítica literária  |  pensamento


 Civilização

  11/07/2018
  0 comentário(s)


AS VIRTUDES CURATIVAS DO BANHO E DEFUMAÇÃO DE ALECRIM E SUA RELAÇÃO COM OXALUFÃ

O texto reflete a partir de orientação profilática exposta no livro ‘Umbanda na Umbanda : um chamado religioso ” do Mestre Ortiz Belo de Souza sobre o uso da erva ‘alecrim’ nos banhos e defumações residenciais e sua respectiva correspondência com o Odu Ofun e o Orixá Oxalufã ou Oxalá.

AS VIRTUDES CURATIVAS DO BANHO E DEFUMAÇÃO DE ALECRIM E SUA RELAÇÃO COM OXALUFÃ

A virtude do banho de ‘alecrim’ segundo livro do Mestre Ortiz de Belo de Souza da Ordem Iniciática Portais de Libertação.


Segundo o Capítulo .13 – Defumações e banhos, a erva ‘alecrim’ é ótima para banhos; beneficia todos os centros de força (chakras), sendo indicada, na forma de chá, como vaso dilatador; está ligado a todas as correntes de espíritos benfeitores. Sua queima na defumação traz ao ambiente todas as cores; quem tem vidência visualiza um arco-íris ligando o local a vários campos sublimes da espiritualidade.

Já no Capítulo 7 – Assentamentos de força para o médium o ‘alecrim’ é associado ao orixá funfum, Oxalá, sincretizado com Jesus de Nazaré. Mestre Ortiz assegura que Oxalá é o orixá da pureza, rege os mistérios cristalinos da fé, a pureza da alma. Em seu assentamento de força vai um cristal de quartzo e quartzo rutilado, pedra cruz, dendrita, howlita, zircão com água da fonte. Ervas que podem ser colocadas na esteira e para banhos: saião/folha da costa, boldo (não confundir com o boldo do chile, aqui no caso é o boldinho, tapeta de Oxalá, tapeta de Jesus), girassol, malva, alecrim, algodoeira, alfavaca. Frutas colocadas na folha da bananeira, ou em um prato BRANCO: uva itália, fruta do conde (a ata aqui no Ceará e nordeste), lichia, jatobá, coco.

Por dedução minha e pelo argumentação de Mestre Ortiz, o alecrim é associado ao Odu Ofun, quando caem 10 cauris (búzios) abertos. E recomenda-se que quando nós estamos estressados e com um certo cansaço mental, precisamos silenciar nossa mente em locais tranquilos para que possa assim interpretar melhor o que fazer na vida.

Uma boa sugestão quando a fase de perturbação ocorrer e o cansaço mental nos consumir é ir para um ponto de força como uma cachoeira limpa, uma praia limpa, um parque florestal perto de casa, um jardim perto de casa. Ao sair de casa, tomar o banho de alecrim.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

SOUZA, Ortiz Belo de. Umbanda na Umbanda: Um chamado religioso – São Paulo : Editora Portais de Libertação, 2012.

BENISTE, José. Jogo de Búzios – Encontro com o desconhecido – Editora Bertrand Brasil. – Isbn: 9788528607741

TEMPO, Robson. Jogo de Búzios na tradição do candomblé angola – Editora Pallas – ISBN: 9788534704052

 

Autor: Charles Odevan Xavier

  Web site: https://aulobarretti.wordpress.com/revista-ebano-ile-ife/funfun/  Autor:   CHARLES ODEVAN XAVIER


  Mais notícias da seção Resenhas no caderno Civilização
04/08/2018 – Resenhas – O PAPEL DO TRICKSTER NOS PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS
O estudo investiga a importância da categoria ‘trickster’ da teoria do folclore e da antropologia cultural na compreensão da religiosidade e do imaginário humano no globo terrestre….
04/05/2018 – Resenhas – O CONCEITO DE SER SUPREMO NA UMBANDA E NAS MATRIZES RETÓRICAS CRISTÃS
O ensaio problematiza o conceito de ser supremo na umbanda, no cristianismo, no judaísmo e no islã….
03/12/2017 – Resenhas – PENTECOSTALISMO, METROPOLIZAÇÃO E MODERNIDADE
Ensaio crítico respeitoso sobre a relevância e importância das socialidades religiosas do chamado ‘pentecostalismo clássico’, deuteropentecostalismo e neo-pentecostalismo ou pós-pentecostalismo no território brasileiro. O ensaio obedece os cânones historiográficos e da sociologia da religião….
12/04/2017 – Resenhas – KARL MARX E O CONCEITO DE DINHEIRO
O texto é um apontamento a partir de excertos extraídos do livro de Karl Marx – Grundrisses: Manuscritos Econômicos de 1857: 1858 : esboços de crítica da economia política – São Paulo: Boitempo, 2011….
01/01/2015 – Resenhas – GUY DEBORD E A ÁFRICA NEGRA
O ensaio flagra a maneira peculiar com que o ativista francês Guy Debord encarava a África negra em 1967.O texto fala do mundo bipolar da guerra fria, da redemocratização no Brasil e do movimento negro de base reformista em torno do PT, PDT e PCdoB….
04/04/2013 – Resenhas – UM ESTUDO MINUCIOSO DE MUZUNGU PULULU: HOMEM BRANCO TRANSPARENTE DE MANUEL CASQUEIRO
O Artigo esmiúça a obra Muzungu Pululu: Homem Branco Transparente do escritor de Guiné-Bissau Manuel Casqueiro. Procura analisar se o escritor africano conseguiu realizar um pacto autobiográfico. Para tanto nos amparamos na teoria do crítico da chamada escrita do eu Philippe Lejeune. Outra linha de investigação do artigo é saber se a obra de Casque…
23/03/2013 – Resenhas – UMA NOITE COM OS PITAGUARYS AMEAÇADOS POR UMA PEDREIRA EM PACATUBA ” CE
Crônica onde falo da mística peculiar do povo pitaguary do Estado do Ceará. Passo pelos conceitos de 70 pontas pitaguarys, jurema e pajelança. Não consigo descobrir o que é uiricuri….
14/03/2013 – Resenhas – ARTE DO SALÃO DE ABRIL NO TERMINAL DO SIQUEIRA EM FORTALEZA
Resenha crítica do 59º Salão de Abril realizado em 2008 dentro do Terminal de ônibus do Siqueira. A importância desse estudo está no fato de que analisa o impacto da arte contemporânea, quando ela se confronta através de uma política pública eventual com pessoa de baixo poder aquisitivo e do subúrbio de Fortaleza….
06/05/2005 – Resenhas – ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO EM LIVROS DE UMBANDA
O texto discute estratégias discursivas de legitimação usados por escritores umbandistas….
05/05/2005 – Resenhas – QUESTÕES SADIANAS
O texto discute as implicações morais e sociais das idéias do filósofo e libertino Marquês de Sade….
10/04/2005 – Resenhas – NORDESTINOS TALHADOS EM MADEIRA E BARRO
Estudo sobre a exposição “Mestres do Artesanato” em cartaz no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza – Ceará no período de 01 de Fevereiro a 30 de Abril de 2005. O estudo apresenta também a “Teoria da Plasticidade Nordestina”….
07/03/2005 – Resenhas – BIBLIOTECA E CÂNONE DE UMBANDA
O texto se propõe a investigar, a partir do acervo da Biblioteca de um centro de umbanda cearense, a existência de um cânone umbandista….
26/02/2005 – Resenhas – OLHARES SOBRE O PENTECOSTALISMO
O texto investiga o fenômeno social do Pentecostalismo…
04/10/2004 – Resenhas – SOBRE DEUS
O texto discute o fenômeno divino…
02/05/2004 – Resenhas – A FIGURA DO PAI
O texto discute a representação plástica da figura do ser supremo….
25/11/2003 – Resenhas – Kardecismo versus Macumba: o surgimento da Umbanda e da Quimbanda
O texto investiga a dimensão política e simbólica da transformação da Macumba em Umbanda em face da aproximação com o Espiritismo Kardecista….



Capa |  Civilização  |  Criação  |  crítica literária  |  pensamento
Busca em

  
355 Notícias