
Gosta de pedalar? O que acha de conhecer as históricas cidades alemãs de Berlim, Potsdam e Dresden de bike? Maior cidade da Alemanha, Berlim cativa não só pelas atrações que abriga, mas também por sua rica história.
Conhecer a capital alemã a bordo de uma bike é, sem dúvida, uma experiência única. Ainda mais nessa época do ano, quando a cidade tem clima agradável e suas sedutoras paisagens ficam ainda mais bonitas.
A metrópole é praticamente plana, o que facilita as pedaladas. Sem contar que as ciclovias em suas ruas mais importantes possibilitam o acesso aos principais pontos turísticos da cidade.
Se você ficou interessado, uma dica: sua aventura pode ser feita pela Butterfield & Robinson (B&R;), empresa que disponibiliza um roteiro de bike para brasileiros. Com saídas de 15 a 20 de junho, o roteiro de cinco noites começa na pulsante Berlim, de onde segue para Potsdam, Patrimônio Mundial da Unesco, e termina em Dresden.
Em Berlim ” O Portão de Brandemburgo é o ponto de partida da viagem. Reconstruída no final do século 18 como um arco do triunfo neoclássico, a porta dava acesso à cidade séculos atrás, quando Berlim ainda era bem pequena e circundada por muro. Hoje, é o seu mais famoso cartão-postal.
O importante marco da capital fica na Pariser Platz, no bairro central Mitte. É dessa praça que você vai pedalar até Checkpoint Charlie, um antigo posto militar na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental.
Durante a Guerra Fria, quando a cidade era dividida por um muro, o posto era usado só por membros das Forças Aliadas e diplomatas. Atualmente, é um dos locais mais visitados pelos turistas. Afinal, quem não quer tirar uma foto ao lado da placa ali existente informando “You are leaving the American sector”?
Do posto, você e sua bike seguem até a Potsdamer Platz, importante ponto de interseção de tráfego no centro de Berlim, distante cerca de um quilômetro ao sul do Portão de Brandemburgo. Com prédios modernos e arrojados, a praça foi alvo de muitos bombardeios durante a Segunda Guerra. Reconstruída, agora é um pulsante centro de lazer, com salas de cinema, restaurantes e bares.
Como e praça está a poucos quarteirões do Memorial do Holocausto, tente visitar esse histórico prédio. Inaugurado em 2005, é integrado por blocos de concreto cinza escuro e de alturas variadas, distribuídos em fileiras paralelas. No subterrâneo há a sala chamada “Local da Informação”, onde uma exposição retrata a perseguição e o extermínio dos judeus.
Seu próximo destino é o Reichstag, a sede do Parlamento Federal alemão. Com dimensões monumentais, o prédio tem muita história para contar: foi de uma de suas janelas que, em 1918, o político Philipp Scheidemann proclamou a República na Alemanha. Em 1933, um incêndio em seu interior serviu de pretexto aos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.
Seguindo pela Unter den Linden, você agora vai conhecer a Ilha dos Museus. No trajeto, repare que ao longo desta avenida que se estende da Pariser Platz até a Ponte Schlossbrücke encontram-se várias atrações, como a Ópera de Berlim, a Universidade Humboldt e os prédios Kronprinzenpalais e Prinzessinnenpalais, respectivamente os palácios do Príncipe Herdeiro e da Princesa.
Ainda nesta avenida fica o Neue Wache, um prédio em estilo neoclássico onde funciona o Memorial Central da República Federal da Alemanha para as Vítimas da Guerra e da Tirania, e o prédio Zeughaus, que abriga o Museu Histórico Alemão.
Após a Ponte Schlossbrücke, você dá de cara com a Ilha dos Museus. Patrimônio Mundial da Unesco, o majestoso complexo é integrado pela Catedral de Berlim, em frente à Praça Lustgarten, além de cinco museus: o Antigo, o Novo, o Pergamon, a Galeria Nacional Antiga e o Bode.
À tarde, você embora de Berlim. Por isso, dê um jeito de fugir do grupo e vá conhecer outras concorridas atrações da cidade, como a Gendarmenmarkt, uma praça no centro onde ficam a Casa de Concertos e as catedrais Francesa e Alemã. Ao redor da praça espalham-se muitas lojas e restaurantes, onde você pode almoçar e fazer compras.
Atrativos não faltam na cidade, mas o tempo é curto. Mesmo assim, procure dar um pulo até o Muro de Berlim. Programa obrigatório, ele ainda agora, quando mais de 25 anos já se passaram desde a sua queda, fascina as pessoas.
Em alguns pontos de sua extensão, é possível ver trechos da extinta construção, como no East Side Gallery (entre a Ostbahnhof e a Ponte Oberbaumbrücke), onde pinturas de artistas do mundo revelam acontecimentos políticos ligados ao muro.
Potsdam ” Depois do almoço, você vai pedalar rumo a Grunewald, um emaranhado de floresta verde-escura, lagos e parques, com destino a Potsdam, onde…
LEIA MAIS: https://fabiolamusarra.wordpress.com/2015/03/24/a-alemanha-sob-duas-roda
Mais notícias da seção
DICAS DE VIAGEM no caderno
TURISMO
01/09/2018 – DICAS DE VIAGEM – Outono na italianísssima Emília RomanhaConhecer a região situada ao Norte de Roma é viver um turbilhão de emoções. Neste pedacinho de terra fértil da Itália, passado e presente se misturam e convivem ao lado de bucólicas paisagens, cores e sabores somente ali encontrados.By Fabíola Musarra…
01/05/2015 – DICAS DE VIAGEM – As “praias” quentes do cerradoEm pleno Planalto Central, Caldas Novas e Rio Quente abrigam o maior complexo de águas termais do planeta. Com paradisíacas “praias” de areias brancas, as duas cidades goianas são um paraíso para quem quer se aventurar em águas translúcidas e naturalmente quentinhas.Por Fabíola Musarra…
04/08/2014 – DICAS DE VIAGEM – Pelas águas do extremo norteSituada na cidade de Grindavick, a 39 km da capital irlandesa de Rerykjavik, a Lagoa Azul atrai visitantes do mundo todo. Ali eles chegam em busca de suas águas. Quentes e ricas em sais minerais e em algas, elas são eficazes no combate ao envelhecimento e no tratamento de doenças de pele. Por Fabíola Musarra…
06/07/2014 – DICAS DE VIAGEM – NAS TRILHAS DE TIRADENTES Pequena e sedutora, a cidade mineira é um misto de história, cultura e de atividades para todos os gostos. Caminhar pelas suas ruas é entrar num roteiro rumo ao passado e testemunhar como viveram os inconfidentes, os negros e a sociedade brasileira nos séculos 18 e 19 – Por Fabíola Musarra…
06/06/2014 – DICAS DE VIAGEM – Entre a “paella”, o jerez e o flamencoPratos típicos regados a excelentes vinhos mais o prazer de conhecer algumas das capitais mais antigas de uma das regiões mais bonitas da Espanha, a Andaluzia, em um arrebatador passeio pelo universo do flamengo – Por Fabíola Musarra …
28/05/2014 – DICAS DE VIAGEM – PARA AQUECER O INVERNOCom a aproximação do inverno, as cidades de Canela e Gramado, na Serra Gaúcha (RS), são uma excelente opção para passar as férias de julho. Charmosas, conciliam graciosidade e gastronomia de primeira. Agora, as duas cidades estão com novidades que prometem agradar os turistas de todas as idades. Por Fabíola Musarra…