
ACÚSTICA NA SUA VIDA.
Diariamente, estamos expostos a diversos tipos de ruídos em casa, na rua, no trabalho, no lazer. O ruído ambiental é prejudicial a nossa saúde física, mental e emocional, prejudicando a nossa qualidade de vida.
Nem sempre nos damos conta dos malefícios causados pela poluição sonora ao nosso organismo, ao meio ambiente, aos animais e as plantas. Há prejuízos irreversíveis como a surdez induzida por ruído.
Há muitas dicas, para cuidarmos da nossa saúde auditiva, emocional e da nossa qualidade de vida.
1) Ao adquirir um imóvel, verifique se a vizinhança é silenciosa, longe de grandes avenidas, rodovias, aeroportos, casas noturnas, animais, etc.
Muitos edifícios apresentam elevada transmissão de ruídos entre apartamentos e andares, devido à pouca espessura das paredes e lajes, sendo difícil solucionar alguns desses problemas sem uma boa adaptação do imóvel.
Uma avenida de trânsito intenso, pode ter ruídos superiores a 80 dB(A)gerados por veículos leves, ônibus, caminhões, motocicletas, etc…, sendo a redução sonora proporcionada por uma janela em torno de 10 a 15 dB(A), resultando em níveis de ruído acima dos recomendados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que estabelece parâmetros de 35 dB(A)à 45 dB(A) para dormitórios.
O sono profundo e reparador só se consegue em local silencioso, bem ventilado e com luminosidade adequada.
Diversos estudos científicos, relacionam o aparecimento de doenças do sistema nervoso, digestivo e circulatório, à problemas relacionados com a má qualidade do sono.
2) Adquira eletrodomésticos mais silenciosos. Liquidificadores ou secadores de cabelo, podem gerar ruídos superiores a 90 dB(A).
Diversos fabricantes investem muito dinheiro no desenvolvimento de equipamentos mais silenciosos, econômicos e com design mais moderno. Procure por eles antes de definir sua compra.
3) Jamais exponha seus ouvidos à ruídos superiores a 100 dB(A) durante períodos prolongados de tempo sem o uso de protetores auriculares.
Caso isso seja inevitável, afaste-se do local por alguns instantes para que seus ouvidos descansem.
4) Eduque-se e também seus filhos a ouvirem televisores ou aparelhos de som em volume baixo; ande com os vidros do carro fechados, proteja-se durante queima de fogos de artifícios e saiba que a perda auditiva é irreversível, podendo ser restaurada apenas com o uso de equipamentos auditivos, que têm custos elevados.
5) Com o avanço da idade, é natural haver perda auditiva nos ouvidos causada pelo envelhecimento do organismo, sendo recomendado que se faça exame audiométrico regularmente e principalmente tão logo se perceba alguma dificuldade no entendimento do que as pessoas dizem, mesmo estando em locais silenciosos e à pouca distância.
6) Som automotivo elevado, pode causar grandes danos ao organismo, por abusar de ondas sonoras de baixa frequência, que às vezes, podem ser ouvidas a grandes distâncias, além do que, o veículo poderá estar sujeito a multa aplicada pelas autoridades competentes.
7) Procure conhecer a legislação que trata de ruídos em sua cidade e seus órgãos fiscalizadores.
Se estiver tendo algum problema de ruídos causados por empresas, bares, igrejas, escolas, etc, procure a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Instituto Ambiental Estadual ou Procuradoria do Meio Ambiente e peça uma vistoria com equipamento de medição sonora conhecido como Decibelímetro.
Para ruídos causados por moradores vizinhos, procure a Delegacia de Ordem Social ou a PM : crime ambiental ” perturbação do sossego.
REFERÊNCIA : http://www.nivelsom.com.br/Acustica-Na-Sua-Vida-caa70.html?c=28
REFERÊNCIA : http://poluicaosonoranao.files.wordpress.com/2010/08/poluicao_sonora_-_.jpg